Partiu o Mestre Fernando Correia, nome incontornável do judo em Abrantes e na região. Créditos: DR

Faleceu aos 78 anos o Mestre Fernando Correia, fundador do Judo Clube de Abrantes e responsável pela formação de muitas gerações de judocas na região. Exemplo de resiliência e coragem, não deixou que a perda da audição o diminuísse, trilhando um caminho de sucesso de kimono envergado. Enquanto judoca somou significativos títulos, tendo sido por duas vezes vice-Campeão do Mundo em competições para surdos. Destacou-se também como osteopata e instrutor de Judo e Defesa Pessoal nas Tropas Pára-quedistas.

Fernando António Dias Correia, nascido em 1946 em Abrantes, é reconhecido e respeitado entre os seus pares e na comunidade, classificado como um sonhador, um homem persistente e visionário, alguém que aprendeu a fintar as dificuldades e agruras da vida desde cedo.

Perdendo a audição aos 7 anos, consequência de ter contraído sarampo, Fernando Correia não se acomodou na época e não viu nisso uma fraqueza, mas sim uma motivação para encontrar o seu caminho. Construiu a sua própria história, numa altura em que a sua diferença poderia tê-lo feito recuar. Contudo, acabaria por fazer muita diferença na vida de outros, partilhando a paixão por uma certa modalidade desportiva: o judo.

Já adulto, deixou que o judo norteasse a sua vida e por isso fundou, a 3 de novembro de 1969, o Judo Clube de Abrantes, um dos clubes fundadores da Associação de Judo do Distrito de Santarém e que funcionou durante 31 anos, até 2000. O seu exemplo levou a que a RTP produzisse, em 1979, um trabalho sobre o seu percurso enquanto instrutor de judo com surdez, no Judo Clube de Abrantes, inserido num programa sobre integração social das pessoas com deficiências auditivas.

Generoso e solidário como o caraterizavam, não guardou para si essa relação especial com o judo, e por isso correu a semear a paixão por esta arte marcial junto de crianças, jovens e adultos que o tiveram como Mestre, e impulsionou a criação de muitos outros clubes na região centro do país.

Entre os feitos da sua carreira enquanto judoca, destacam-se os dois títulos de Vice-Campeão do Mundo em Campeonatos para Surdos (Campeonatos do Mundo Silencioso, em França – Dunquerque, 1982 – e Japão – Tóquio, 1989).

Fez também uma carreira de sucesso enquanto osteopata, e manteve ligação às Tropas Pára-Quedistas como instrutor de Judo e Defesa Pessoal até se reformar por incapacidade.

Apesar dos obstáculos e problemas de saúde que o fragilizaram nos últimos anos, Fernando Correia continuou a ser fonte de inspiração para muitos, dando uma grande lição de vida a todos os que consigo tiveram a sorte e o prazer de se cruzarem, comungando dos valores partilhados e apreendidos no tatami.

O corpo de Fernando Correia encontra-se na Igreja da Misericórdia de Abrantes, estando o funeral marcado para esta quinta-feira, dia 3 de outubro, pelas 12h00, com celebração de missa de corpo presente. Seguirá depois em cortejo fúnebre para o Crematório do Entroncamento.

O jornal mediotejo.net endereça as mais sentidas condolências à família enlutada, amigos e conhecidos do Mestre Fernando Correia.

NOTÍCIA RELACIONADA

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

Leave a Reply