Foto: Freepik

Toda a gente que usa óculos sabe os efeitos nocivos do embaciamento das lentes. Em cozinha embaciar é colocar cubos de gelo num copo vazio e rodá-lo rapidamente até as paredes do copo ficarem embaciadas para de imediato lhe vazar um cocktail ou uma aguardente de frutos.

A bebida fica muito mais apelativa, pessoalmente, consegui melhorar uma irritação na garganta tomando uma dessas misturas, numa noite friorenta em Macedo de Cavaleiros.

Chama-se colarinho embaciado a uma bebida humedecendo a borda de um copo de cocktail com clara de ovo virando para baixo mergulhando-o em açúcar abaunilhado ou chocolate em pó.

Uma sobremesa embaciada é um fruto esvaziado de pevides recheado com sorvete da polpa desse fruto.

O tempo frio aproxima-se, pareceu-me bem lembrar aos leitores a existência de receitas que a par de milhares de outras podem ajudar a enfrentar as baixas temperaturas. Na guerra da Ucrânia impera a vodka, felizmente não estamos em guerra nem bebemos preparos explosivos. Mas há quem beba a vodka sem disparar, para bem de todos!

Armando Fernandes é um gastrónomo dedicado, estudioso das raízes culturais do que chega à nossa mesa. Já publicou vários livros sobre o tema e o seu "À Mesa em Mação", editado em 2014, ganhou o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica ("Prix de la Littérature Gastronomique"), atribuído em Paris.
Escreve no mediotejo.net aos domingos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *