Fernando Daniel e Ana Laíns são dois cabeças de cartaz anunciados pelo município de Constância para as Festas do Concelho 2022.

As Festas do Concelho de Constância 2022/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem voltam à vila poema nos próximos dias 15, 16, 17 e 18 de abril. Num certame que conta tradicionalmente com grandes concertos, este ano Fernando Daniel e Ana Laíns são os cabeças de cartaz anunciados pelo município. Também a banda do filme “Variações” e o grupo P*ta da Loucura vão subir a palco.

Depois de dois anos de interregno, a cor, a música e a tradição estão este ano de regresso às ruas da vila constanciense, e com direito a mais um dia de festa. Durante quatro dias tasquinhas, ruas floridas, embarcações engalanadas e a fé em Nossa Senhora da Boa Viagem saem à rua para exaltar a identidade constanciense.

Num evento completo, onde se destaca também o desporto, com o sábado dedicado ao Grande Prémio da Páscoa em Atletismo (inscrições abertas até 9 de abril), não podia faltar a música, com os concertos que chamam multidões até ao centro histórico da vila poema.

E são já conhecidos os artistas que vão marcar presença nestas Festas do Concelho. Fernando Daniel, um dos cabeças de cartazes anunciado em 2020, antes do cancelamento das festas desse ano devido à pandemia, mantém-se em 2022 como um dos artistas que vai subir a palco, no dia 16 de abril.

Vencedor e atual mentor do programa The Voice Portugal, Fernando Daniel é um dos nomes de relevo no panorama da música portuguesa, contando com duetos no seu mais recente álbum, “Presente”, com nomes como Carolina Deslandes, Agir, Carlão ou Piruka.

De um artista nacional para uma filha da terra, também com reconhecida carreira nacional e internacional, Ana Laíns é a figura de destaque no dia 18 de abril.

Nascida em Tomar mas “100% de Montalvo” de coração, a artista conhecida pela defesa da língua portuguesa e por cantar as raízes, lançou em 2021 o álbum comemorativo dos 20 anos de carreira (recorde a entrevista de Ana Laíns ao mediotejo.net).

Além destes dois cabeças de cartaz, a autarquia constanciense garante estarem agendados outros momentos musicais. De referir que ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, admitiu recentemente que a intenção da autarquia era a de manter os artistas que estavam anunciados para 2020, antes do cancelamento das festas, uma vez que foi contratualizado acordo com os mesmos, nomeadamente Fernando Daniel, P*ta da Loucura e a banda do filme “Variações”.

Tal vai mesmo acontecer, com a banda do filme “Variações” a abrir as festas, a 15 de abril, e com o grupo musical P*ta da Loucura a subir a palco dia 17 de abril.

Cartaz: CMC

Do artesanato ao desporto, do espaço infantil ao espaço jovem, das exposições à música, e das ruas floridas às tasquinhas e doçaria tradicional, a animação promete ser garantida no regresso das Festas do Concelho de Constância 2022, que estão a ser preparadas pela Câmara Municipal, pela Paróquia, pelos moradores, pelas escolas, pelo comércio e pelas diferentes instituições do concelho.

O Dia do Concelho, segunda-feira de Páscoa, 18 de abril, terá as habituais cerimónias religiosas, o ponto alto dos festejos, dos quais se destacam a Missa Solene, a Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Nossa Senhora da Boa Viagem. Foto: Arquivo / CM Constância

Para que as ruas floridas voltem a ser um dos motivos de atração de muitos visitantes às Festas do Concelho de Constância, a Câmara Municipal lançou o desafio à população e às associações, pelo que por todo o concelho decorrem os trabalhos de preparação das múltiplas decorações que chamam até à vila poema muitos curiosos.

Recorde-se que as Festas do Concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem representam o evento maior da Vila Poema, enquanto espelho da cultura e identidade da terra e do seu povo, “um momento de união e de afirmação da nossa identidade coletiva”, conforme caracteriza a autarquia.

Ana Rita Cristóvão

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.