Grande Prémio da Páscoa de Atletismo de Constância realiza-se este ano no dia 8 de abril. Foto: DR

O 33º Grande Prémio da Páscoa de Constância, em atletismo, prova integrada nas Festas do Concelho 2023/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, disputa-se este ano a 8 de abril, um sábado, estando as inscrições a decorrer até dia 5 de abril. O evento conta todos os anos com a participação de centenas de atletas de norte a sul do país.

As provas vão manter o perfil da edição anterior, com a prova principal a ter um percurso de cerca de 10km, além das provas para os escalões jovens e uma caminhada de 5km, evento desportivo que marca a abertura das Festas da Boa Viagem, que decorrem este ano entre os dias 7 e 10 de abril.

O 33º Grande Prémio da Páscoa de Constância em Atletismo/13ª Caminhada, prova integrada no calendário da Associação de Atletismo de Santarém e que consta do programa das Festas do Concelho, tem partida e chegada na Avenida das Forças Armadas (junto ao Espaço Cidadão), a partir das 9h30.

Considerada um clássico da modalidade, a prova rainha, disputada na distância de 10 Km (certificada pela Comissão Nacional de Estrada, Corta-Mato e Montanha), tem partida pelas 11:15, é aberta aos escalões de juniores, seniores e veteranos de ambos os sexos, integrando também o escalão de deficientes a pé, disputando-se num traçado praticamente plano, muito do agrado dos atletas, e sempre junto ao rio Zêzere.

Para além da disputa dos diversos troféus e taças para os primeiros classificados de cada escalão, encontra-se em disputa o Prémio Record. Assim, para quem bater o tempo dos atletas Marina Bastos (33’42), de 2004, ou Delfim Conceição (29’37), em 2005, haverá um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

Grande Prémio da Páscoa em atletismo dá sempre um arranque colorido à florida vila de Constância. Foto arquivo: mediotejo.net

Todos os participantes irão receber um saco, contendo t-shirt técnica e uma lembrança alusiva à prova.

O Grande Prémio da Páscoa de Constância inclui ainda provas, para os escalões mais jovens, a partir das 9h30, com inscrição gratuita, onde os prémios serão taças, medalhas e t-shirts, encontrando-se ainda em disputa a classificação geral coletiva jovem, onde são atribuídas taças às dez primeiras equipas.

Simultaneamente ao Grande Prémio terá lugar a 13.ª Caminhada na distância de 5 km, prova sem classificação, indo ao encontro de um cada vez maior número de praticantes desta modalidade.

As inscrições AQUI para a prova de 10 km têm um custo de 5 euros até dia 25 de março, de 7 euros de 26 de março a 1 de abril, e de 10 euros a quem se inscrever entre os dias 2 e 5 de abril. As inscrições para a Caminhada são de 2 euros.

Emília Pisoeiro, do Recreio Desportivo de Águeda, ficou na última edição a alguns segundos do recorde de Marina Bastos.

Festas da Boa Viagem regressam de 07 a 10 de abril

As festas em honra de Senhora da Boa Viagem regressam de 07 a 10 de abril, estando abertas as inscrições para tasquinhas, quiosques e mostras de artesanato e doçaria. O cartaz de animação ainda não foi divulgado.

De acordo com um comunicado do município, as festas do concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem são realizadas anualmente e têm como principais objetivos a “preservação e a valorização dos costumes, das tradições e das vivências locais”.

Por isso, lê-se na nota, a Mostra Nacional de Artesanato e Doçaria e a Mostra de Saberes e Sabores do Concelho surgem como “um atrativo para os visitantes, mostrando de forma dinâmica artes e saberes que se mantêm indeléveis ao longo do tempo”.

Foto: Ricardo Escada

Na nota, a Câmara de Constância desafia, assim, o movimento associativo do concelho a divulgar a gastronomia tradicional, permitindo ao mesmo tempo a angariação de receitas para as atividades que desenvolvem ao longo do ano.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *