Após dois anos de interregno, o Regimento de Paraquedistas vai assinalar no dia 23 de maio o Dia da Unidade e o seu 66º aniversário. A cerimónia oficial será presidida pela Ministra da Defesa Nacional e enquadra a habitual reunião de antigos militares na zona adjacente à escola de tropas paraquedistas, no polígono militar de Tancos, Vila Nova da Barquinha.
Do programa deste dia destaca-se habitualmente a cerimónia militar, demonstração de formação militar e de capacidades e meios, saltos em paraquedas, “cães de guerra” (cinotécnica), a par da apresentação de um livro sobre o Regimento de Caçadores Paraquedistas, visitas a exposições e ao Museu, além do tradicional almoço convívio.

Milhares de militares vindos de todos o país, unidos pelas boinas verdes e pelo lema “que nunca por vencidos se conheçam”, juntam-se todos os anos para assinalar a data, conviver, relembrar histórias e rever amigos. A exceção foi nos últimos dois anos, com o evento a ser interrompido devido à pandemia.
A zona adjacente ao campo militar de Tancos começará, como habitualmente, a receber antigos militares na noite de domingo, 22 de maio, vindos de todo o país para assistir às comemorações protocolares e recordar os tempos que ali passaram juntos num convívio marcado pela descontração e a camaradagem.

As atividades oficiais começam com o içar da bandeira nacional, ao que se seguirá a homenagem aos mortos em combate e uma missa realizada na capela. Durante todo o dia, os camaradas de armas reúnem-se num ambiente único e demonstrativo da união e camaradagem desta força especial.
A organização solicita o preenchimento do formulário AQUI até dia 18 de maio aos interessados em almoçar no Regimento de Paraquedistas, por forma a assegurar a logística inerente ao almoço. O mesmo funcionará como uma pré-inscrição, contudo, no local haverá locais de venda de senhas de modo a formalizar a sua aquisição.
PROGRAMA para 23 MAIO 2022 – “DIA dos PARAQUEDISTAS”:
Polígono militar de Tancos
Até às 09H25 – Chegada e receção dos convidados
10H00 – Guarda de Honra à Ministra da Defesa Nacional
10H30 – Inicio da Cerimónia Militar
12H20 – Visita ao Núcleo de Simulação Aeroterrestre (NUSA)
12H45 – Visita à Exposição ”Capacidades das Tropas Paraquedistas”
13H15 – Almoço de Confraternização
14H30 – Assinatura do Livro de Honra
15H00 – Apresentação do Livro sobre o “Regimento de Caçadores Paraquedistas”
15H30 – Demonstração cinotécnica
17H00 – Fim das Atividades.
Pára-quedistas de todo e país e alguns vindos do estrangeiro. Países onde residem. Eu da Suíça. Outros de França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda etc .
Se Deus quiser irei da Suíça de novo ao dia da Unidade da nossa casa Mãe.
Lá estarei , boa semana…
E’ com um grande prazer estar no dia da unidade.pois eu tambem faco 40 anos de incorporacao no dia 28.05.1982 sob o nib 056979.j
Este dia ,é um dia valores , respeito, humildade .Valores,que ainda hoje estão presentes na nossa vida, Respeito, por todos os camaradas que pela instituição aqui passaram, e Humildade de voltar ,porque bom ou mau ,esta é e será sempre a casa que nos acolhe de portas abertas a todos os Páraquedista, casa Mãe
Por afazeres profissionais não poderei estar presente. Um abraço de sã camaradagem para todos os que tiveram a subida honra de merecer a boina verde e em especial aos que comigo combateram no quarto pelotão da primeira companhia do BCP 21, entre 1970 e 1972. Ex alferes paraquedista Francisco Cruz dos Santos.
Zé Mexicano saudações paraquedistas do céu camaradas BCP 21 IRMAOS DE MARTE, o meu filho e vosso camarada vai estar la.🙏🇵🇹🪂
Estou a viajar de Inglaterra para Portugal com a maior Saudade da nossa casa Mãe espero que seja um reencontro inesquecivel passado 20 e tantos anos um até já
VOLTAREMOS SEMPRE COM ALEGRIA ,COMO SE FOSSE O PRIMEIRO DIA