Vila Nova da Barquinha vai receber em setembro uma ação de formação para cuidadores e cuidadoras profissionais sobre o tema da violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados. As inscrições decorrem até segunda-feira, dia 27.
A ação de formação vai decorrer, com a colaboração da Câmara Municipal, nos dias 12 e 13 de setembro, entre as 09h30 e as 17h00, no CAIS – Espaço Empresarial de Vila Nova da Barquinha.
Estas ações de formação, uma iniciativa da APAV e da Fundação Calouste Gulbenkian, realizam-se no âmbito do projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide, uma iniciativa follow-up do projeto Portugal Mais Velho.
De janeiro de 2019 a outubro de 2020 foi feita uma reflexão acerca das dificuldades do Estado, das comunidades e das famílias no âmbito do envelhecimento e da violência contra pessoas idosas. Naquela primeira iniciativa, identificou-se a premente necessidade de formar aqueles e aquelas que cuidam de pessoas idosas para melhor sinalizarem, intervirem e prevenirem os fatores de risco da violência contra pessoas idosas no exercício das suas funções enquanto cuidadores e cuidadoras.
Agora, a segunda fase da iniciativa, pretende dar resposta a esta necessidade através da implementação de ações de formação certificadas, com a duração total de 12 horas, que se destinam, precisamente aos cuidadores e cuidadoras profissionais.
As inscrições na ação de formação devem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição e envio da mesma para tomasgrencho@apav.pt até ao dia 27 de agosto. Segundo a organização, as inscrições serão consideradas por ordem de chegada, até ser atingido o limite de inscrições.
