No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro, o município de Torres Novas assinalou esta data com a plantação de árvores num terreno municipal junto ao Hospital. A ação decorreu na manhã de terça-feira, dia 6 de dezembro.
No total foram plantadas 25 árvores (5 medronheiros, 5 pilriteiros, 5 carvalhos cerquinhos, 5 azinheiras e 5 sobreiros), contando-se para isso com a colaboração de diversos alunos de escolas concelhias, nomeadamente a Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso, a Escola Profissional de Torres Novas, a Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, a Escola Básica Manuel de Figueiredo, a Escola Secundária Maria Lamas e o Jardim Escola João de Deus.
“De recordar que o Município de Torres Novas assumiu o compromisso de florestar espaços públicos com recurso a espécies autóctones (25 espécies), desenvolvendo a sua biodiversidade e melhorando os ecossistemas. O desafio passa por plantar, até 2025, 10.000 árvores de espécies adaptadas às condições climáticas locais, resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, contribuindo ainda para a mitigação das alterações climáticas, bem como aos incêndios florestais”, lê-se em informação municipal.
O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido de forma a promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, “apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa”, lê-se no site da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).