Foto: DR

A Escola Secundária Jácome Ratton procura responder às necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento social e económico da região, e tem estabelecido protocolos e parcerias com as empresas com vista a fomentar a inserção profissional dos seus alunos. 

Integrada no Agrupamento Templários, em Tomar, a Escola Secundária Jácome Ratton — antiga Escola Industrial —, promove, entre outros, os Cursos profissionais de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar e de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, considerando que as parcerias estabelecidas com empresas são essenciais para a formação dos alunos.

A abertura do curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar foi proposta devido à carência de técnicos nesta área e tendo em conta a existência de variadas empresas na região, refere Carlos Ribeiro, director do Agrupamento de Escolas Templários.

À data de abertura dos cursos foram estabelecidas parcerias com diversas empresas: Sicarze, Citaves, Adega Cooperativa de Tomar, MacDonald’s, Modelo e Zêzereovo. “Os formandos desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho nas diferentes empresas, tendo em consideração as necessidades das mesmas”, explica o responsável.

aniv_16maio (19)
A abertura do curso foi proposta devido à carência de técnicos na área agro- alimentar. Foto: D.R.

A formação decorre em salas de aula teóricas, tais como o Laboratório de Biologia e Geologia e Laboratórios de Química. Para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas, a escola dispõe de equipamento específico na área, nomeadamente microscópios óticos, lupas binoculares, material de manuseamento (de vidro e outros), material para análise química de compostos orgânicos e inorgânicos, medidores de pH e de temperatura.

aniv_16maio (20)
Para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas a escola dispõe de equipamento específico na área. Foto: D.R.

A grande maioria dos professores do Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar pertence ao quadro de escola. Os professores das áreas tecnológicas, tal como os restantes, têm qualificações académicas ao nível da Licenciatura ou Bacharelato.

A Escola preocupa-se em distribuir as disciplinas técnicas pelos professores do quadro, de acordo com perfil e a experiência adquirida e demonstrada em anos anteriores. Os cursos funcionaram apenas dois ciclos de formação: em 2007-2010 e em 2010-2013. Está na oferta formativa 2016-2017 para abertura de 0,5 turma (15 alunos), mas a procura foi, até agora, insuficiente (apenas um aluno manifestou interesse).

aniv_16maio (21)
Curso tem uma média anual de 15 alunos. Foto: D.R.

Nos últimos nove anos apenas 38 alunos frequentaram o curso. Os últimos dados conhecidos, de 2012, indicavam que 20% dos alunos tinham ficado empregados, 40% optaram por prosseguimento de estudos, 10% estavam desempregados e 30% com situação não conhecida.

Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos ajuda no processo de internacionalização das empresas

Quanto ao curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Carlos Ribeiro considera que é importante, uma vez que a região do Ribatejo Norte, que hoje engloba as designadas Comunidades Urbanas do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, posiciona-se como uma região de densidade empresarial média, com taxas médias de crescimento ligeiramente acima da média nacional, ao nível do número de empresas criadas.

aniv_16maio (16)
Proposta de abertura do curso visou elevar a qualificação dos jovens que pretendem exercer uma atividade profissional a nível local e/ou regional. Foto: D.R.

“Na estrutura dimensional das empresas predominam as PME’s. Na distribuição setorial do emprego, o setor terciário adquire enorme importância, mais de 60%, e o secundário cerca de 31 por cento. Os ramos de atividade económica mais representativos são o comércio, as indústrias transformadoras, construção e obras públicas, serviços, transportes”, caracteriza Carlos Ribeiro.

Deste modo, os setores referidos, quer na componente privada quer na pública, apresentam uma importância relevante na economia e empregabilidade da região, distribuindo-se por empresas de dimensão nacional, a empresas de âmbito regional e local, além das entidades oficiais (Escolas, Hospitais, Câmaras, Tribunais, Centros de Saúde…), que na região assumem cada vez maior importância na estratégia de desenvolvimento económico e social.

IMG_4305
As áreas formativas escolhidas pela escola procuram corresponder a necessidades regionais e locais. Foto: D. R.

O responsável refere que existem já algumas empresas sedeadas na região com projetos de internacionalização e com filiais e atividade no continente africano (Angola e Moçambique) e no Leste Europeu. “Considerando a concorrência elevada, aliada às crescentes exigências da qualidade da educação/formação, assim como o recurso a novas tecnologias e à utilização de novos materiais, o recrutamento de mão-de-obra qualificada é hoje uma prática de gestão corrente exigindo novas competências aos trabalhadores, nomeadamente para interpretar, analisar, executar, desenvolver e ter sentido critico no sentido de enquadrar e adaptar aos projetos das várias especialidades profissionais das empresas / organizações”.

IMG_4304
No âmbito da formação, a escola possui, além das salas de aula normais, também, Laboratório de Informática e Sala de Sistemas Digitais/Eletrónica Foto: D.R.

Como tal, a  proposta de abertura do curso visou elevar a qualificação dos jovens que pretendem exercer uma atividade profissional a nível local e/ou regional.

As áreas formativas escolhidas pela escola procuram corresponder a necessidades para empresas da região, em setores considerados dinâmicos e com esperada criação de empregos, estando deste modo a escola a dar um valioso contributo para a empregabilidade dos formandos e para o desenvolvimento local/regional.

O Agrupamento Templários sempre procurou responder às necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento social e económico da região, e tem estabelecido protocolos e parcerias adequadas com as empresas e entidades com vista a fomentar a inserção profissional dos seus alunos.

Essa prática de abertura e trabalho conjunto com o mundo empresarial local tem sido um instrumento ativo para assegurar a colocação dos finalistas dos cursos na Formação Prática em contexto de Trabalho, gerando ambientes favoráveis de empregabilidade.

Referem-se, a título de exemplo, as parcerias feitas para alguns cursos com Associação Empresarial, Autarquia, Associação para desenvolvimento local e regional, Empresas, Entidades Públicas, Instituição Ensino Superior e Instituição de Solidariedade Social.

No âmbito da formação, a escola possui, além das salas de aula normais, também Laboratório de Informática e Sala de Sistemas Digitais/Eletrónica.

O curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos funciona desde 2013. O primeiro ciclo de formação terminou em julho de 2016. Tem uma média de 20 alunos ano. O curso tem funcionado ininterruptamente desde 2013. Em 2016-2019 irá funcionar o quarto curso, com um total de 70 alunos em formação. Além do concelho de Tomar, o curso integra alunos dos concelhos de Ferreira do Zêzere, Alvaiázere e Torres Novas.

De acordo com o Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações da ANQEP, o curso tem relevância de qualificação nível 3, sendo considerada uma saída profissional de prioridade média. Sobre os primeiros alunos que concluíram o curso este ano, ainda não existem dados sobre a taxa de empregabilidade.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *