O centenário Café Paraíso, em Tomar, integra a Associação dos Cafés com História de Portugal, que saiu vencedora na categoria de “Produtos Turísticos Temáticos Transnacionais”, da edição de 2020 dos prémios atribuídos pela European Cultural Tourism Network (ECTN). A distinção adveio da apresentação do projeto “Rota dos Cafés Históricos da Península Ibérica”.
A Associação alcançou o prémio ao apresentar “a criação de uma rede entre Portugal e Espanha que estabeleça um itinerário de cafés históricos, enquanto representantes do património material e imaterial, da História, da identidade e da memória viva da nossa sociedade e das nossas cidades”, sublinhando que, devido à sua longevidade comercial, se pode afirmar que “são eles, também, uma das expressões dos valores, das tradições, das memórias e das vivências sociais das nossas cidades, dos nossos países e da própria Europa”.
Segundo a Associação, “os cafés históricos poderão contribuir para o desenvolvimento e coesão territorial, mas também para a sustentabilidade económica, social, cultural (onde se inclui a gastronomia) e turística das populações dessas regiões”.

Ao criar a Rota dos Cafés Históricos da Península Ibérica , pretende-se também criar “uma oportunidade para viajar, para descobrir e conhecer a história, a herança cultural e a diversidade social, que é dada a conhecer por cada um dos cafés históricos que se localizam nas diversas regiões de Portugal e Espanha”.
Para já, segundo a Associação, “está a ser estruturado um projeto piloto, envolvendo os Cafés Históricos do Centro de Portugal e os Cafés Históricos da Galiza, contando as suas histórias através de tertúlias, mas também promovendo a música, a gastronomia, as artes (pintura, fotografia, escultura, poesia, …) de cada uma destas regiões”.
Os Prémios Europeus de Turismo Cultural são uma iniciativa da European Cultural Tourism Netwok (ECTN) com a colaboração da NECSTour, da Europa Nostra, da European Travel Commission, da European Commission Directorate-General of Education and Culture e conta com o apoio da Iter Vitis Cultural Route e da Phoenicians Cultural Route.