De forma a assinalar o Dia do Idoso, o CLDS de Sardoal promove a Semana do Idoso, uma iniciativa repleta de atividades. Assim, no âmbito da Promoção do Envelhecimento Ativo e apoio à população idosa, a iniciativa engloba sessões sobre intervenções assistidas por animais, prevenção de demências, estimulação cognitiva e um passeio a Coimbra.
A atividade “Intervenções Assistidas por animais” vai ser dinamizada por Carla Grácio, sendo a mesma descentralizada pelas várias freguesias do concelho de Sardoal. As sessões irão decorrer da seguinte forma:
Junta de Freguesia de Alcaravela – 03 de outubro às 10h30
Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre – 04 de outubro às 10h30
Junta de Freguesia de Valhascos – 06 de outubro às 10h30
Junta de Freguesia de Sardoal – 06 de outubro às 14h30
“Prevenção de Demências”, com a Human Coop, Crl, que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Sardoal, no dia 03 de outubro às 14h30.
“Estimulação Cognitiva”, com a Human Coop, Crl, prevista para o Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, no dia 04 de outubro às 15h30.
E uma “Visita a Coimbra”, destinada a residentes no concelho de Sardoal, com 65 anos ou mais, no dia 07 de outubro, com saída às 08h00 Pelourinho, no centro da vila de Sardoal. O programa inclui uma visita ao Portugal dos Pequenitos, à Quinta das Lágrimas e um passeio no Basófias.
As Nações Unidas instituíram em 1991 o dia 1 de outubro para, anualmente, se assinalar o Dia do Idoso como oportunidade para destacar a importância da sua contribuição para a sociedade, bem como consciencializar para as oportunidade e desafios do envelhecimento no nosso tempo.
As inscrições para as atividades são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias até ao dia 30 de setembro.
Para se inscrever ou obter mais informações deverá utilizar as seguintes formas de contacto:
Telefone: 241 010 711 | 966 080 423
Morada: Rua Mestre Sardoal nº7 – Sardoal
E-mail: sersardoal.clds4g@gmail.com
O CLDS 4G SER Sardoal é um projeto comunitário que surge com a finalidade de promover a inclusão social dos cidadãos Sardoalenses, de forma multissetorial e integrada, no combate à pobreza infantil, ao desemprego, à desertificação e ao envelhecimento populacional. O programa tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) a Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela (AADA) e está sedeado na Vila de Sardoal.
