O projeto Escola Virtual chegou ao Sardoal, de forma gratuita, a um universo de 130 alunos. A iniciativa de aderir ao projeto partiu do município, permitindo o acesso a esta plataforma a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trata-se de uma ferramenta interativa online, que coloca à disposição da comunidade educativa formas de estudo e acompanhamento mais dinâmico e atrativo, e que tem a particularidade de disponibilizar, para cada disciplina, aulas interativas, testes e exercícios. Os alunos podem aceder a esta plataforma a partir de qualquer computador, tanto em ambiente familiar, como na comunidade escolar, através de uma senha de acesso disponibilizada pela Câmara Municipal.
Com a adesão a este projeto, o município, o único do Médio Tejo a possibilitá-lo de uma forma ilimitada a todos os alunos do 1.º Ciclo, pretende contribuir para a melhoria dos resultados escolares e das capacidades de utilização das tecnologias, preparando os alunos para os desafios da aprendizagem.
O projeto Escola Virtual foi lançado em 2005, pela Porto Editora, e conta com mais de 120 mil utilizadores do ensino básico ao secundário.