Com o objetivo de incentivar a população a caiar os muros e habitações confinantes com a via pública, a Câmara Municipal de Sardoal vai oferecer a quantidade de cal necessária para o efeito aos seus habitantes. A proposta da autarquia foi votada na última reunião de executivo e aprovada por unanimidade.
A Campanha da Cal decorre entre julho e setembro. Nos últimos três anos ocorreram “cerca de 100 pedidos, em média”, dá conta o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Gaspar (PSD). Nos anos anteriores a Câmara fornecia cal até ao máximo de 7 quilogramas por edifício e/ou muros. Mas este ano será “por múltiplos de cinco quilogramas” até ao máximo de 10 quilogramas. “Por norma as pessoas levam sempre o máximo”, que representa um acréscimo nos custos de 110 euros.
Em Sardoal, informa o Município, estes trabalhos estão isentos de licença camarária, quando não haja alteração de cores exteriores nos imóveis suprarreferidos, estando apenas sujeita a licenciamento a ocupação da via pública, quando necessária.