A Câmara de Sardoal reconheceu em reunião de executivo “o interesse para a população e para a economia local” da candidatura da Cooperativa Artelinho, de Alcaravela, ao programa ‘Renovação de Aldeias’.
Trata-se de um programa do PDR 2020, sendo uma medida gerida pelos Grupos de Ação Local de apoio à preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais locais (paisagístico e ambiental, incluindo ações de sensibilização). No caso de Sardoal, o programa é gerido pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
O projeto da Cooperativa Artelinho está relacionado com a substituição da iluminação por lâmpadas Led, requalificação e remodelação do forno e instalação de produção, explicou o presidente da Câmara Miguel Borges (PSD), na última reunião de executivo.
O executivo municipal reconheceu por unanimidade esse interesse com o vereador socialista, Pedro Duque, a afirmar que além de reconhecer importa também “enaltecer o trabalho feito por esta cooperativa.

Na Artelinho faz-se bordados, tecelagem, pão e doçaria regional, e as cooperadoras ainda têm para mostrar ao visitante o Museu viver a tradição.
A Cooperativa Artelinho foi fundada em 1989 por um grupo de quarenta bordadeiras. O número de cooperadoras é atualmente de 68, para produzir obras de sentido artístico e estético, bem como peças apenas em linho caseiro, tão ao gosto do passado, mas continuando sempre no presente e no futuro.
Por seu lado, o programa ‘Renovação de Aldeias’, visa apoiar investimentos que contribuam para a recuperação, preservação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental, abrangendo também, obras de recuperação, sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agroturísticos, elaboração e divulgação de material documental referente ao património intervencionado, incluindo, ações de sensibilização, produção e edição de publicações ou registos videográficos e fonográficos, e, ainda, aquisição de trajes, estudos de inventariação do património rural, bem como do “saber-fazer” dos artesãos, das artes tradicionais, da literatura oral e de levantamento de expressões culturais tradicionais.