Os pavimentos de diversos arruamentos nas aldeias de Panascos e Valhascos, no concelho de Sardoal, são ser alvo de obras de reabilitação este ano. Para o efeito, a Câmara Municipal de Sardoal aprovou na sua última reunião de executivo camarário a contratação de um empréstimo no valor de 706 mil euros.
“Vamos aproveitar os 700 mil euros de capacidade de endividamento da autarquia para avançar com as obras de melhoramentos em Valhascos e nos Panascos que implica também melhorar as condutas de água para reduzir as perdas de água nestes locais”, referiu Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, durante a reunião de Câmara onde a contratação de empréstimo foi aprovada.
Na ocasião, o autarca sublinhou que, no âmbito destas obras de melhoramentos em diversas ruas de aldeias do concelho, vão também ser substituídas algumas condutas de água dizendo que “atualmente a autarquia tem cerca de 100 mil euros em perdas de água”.
O vereador Rui Serras (GIS) afirmou que “estas obras são necessárias” e questionou a autarquia por que motivo foi escolhido Valhascos e não Casos Novos ao que Miguel Borges esclareceu que o critério foi o do valor das obras.
Rui Serras questionou ainda o presidente da autarquia o porquê de só agora se avançar com estas obras prioritárias ao que Miguel Borges explicou que “a autarquia esteve a aguardar para verificar se aquelas obras poderiam ser alvo de candidaturas aos fundos comunitários”.
“Só agora é que temos a certeza de que não há quadro comunitário para apoiar estas obras”, salientou Miguel Borges.