No sentido de combater a desinformação, o Agrupamento de Escolas de Sardoal realiza um debate escolar sobre fake news e quais as estratégias a adotar neste combate cada vez mais urgente. O debate, que vai decorrer na quinta-feira, no âmbito do Parlamento dos Jovens, tem lugar no Centro Cultural Gil Vicente, das 09h00 às 10h30, e tem como público alvo as turmas do ensino básico.
Face à velocidade atual, com que qualquer informação, fidedigna ou não, é veiculada através da Internet, está cada vez mais presente a preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados colocando em causa o debate livre e informativo e, consequentemente, fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas, sendo este o mote para esta sessão de esclarecimento e debate.
A desinformação é o termo usado para definir qualquer tipo de conteúdo e ou prática que contribua para o aumento de informação falsificada, não validada ou pouco clara para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade.
As notícias falsas são globalmente designadas por fake news. Podem indicar a vontade deliberada de distribuir informação falsa ou rumores, independentemente dos meios de comunicação e motivações associadas à sua criação.