Foto: DR

A freguesia de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, recebe entre sexta-feira e domingo as tradicionais Festas em Honra de Santa Maria do Ôzezar, iniciativa promovida pelo Centro Cultural e Desportivo de Praia do Ribatejo (CECUDE) que alia animação musical, celebrações religiosas e gastronomia.

O programa arranca esta sexta-feira, 24 de julho, com a abertura do arraial às 18h00 e do restaurante às 19h00. A animação musical fica a cargo da Banda Brysas, que sobe ao palco às 22h00.

No sábado, o recinto abre às 16h00, depois de um torneio de chinquilho, marcado para as 15h00. À noite, atuam um grupo de Sevilhanas, às 21h00, seguindo-se a Banda Amigos do Presidente, às 22h00. A partir da 01h00, a animação prossegue com o DJ Aranha Spy.

O último dia das festividades, domingo, começa com a abertura do arraial às 16h00. Às 17h00 realiza-se a missa em honra de Santa Maria do Ôzezar, seguida da tradicional procissão e venda de fogaças. Pelas 18h00 desfilam as Marchas Populares da EB1 e Jardim de Infância da Praia do Ribatejo, estando a animação noturna entregue, a partir das 22h00, aos DJs AddLine e Aranha Spy.

Além do programa recreativo e religioso, os festejos contam com restaurante, petiscos e serviço de bar, proporcionando três dias de convívio à população e aos visitantes.

As Festas em Honra de Santa Maria do Ôzezar mantêm-se como uma das celebrações populares de maior tradição na freguesia, reunindo anualmente centenas de pessoas em torno da devoção à padroeira, da música e da gastronomia local.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply