O Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia serve Chá com Arte em dose dupla nos dias 18 e 20 de abril, terça e quinta-feira, em duas novas sessões organizadas por esta instituição e a sua Liga de Amigos. A primeira dose tem como tema “Influências Lusas na arquitetura de imigrantes portugueses em França” e a segunda assinala o encerramento da exposição temporária “Fátima. Olhares…”.
A tertúlia desta terça-feira conta com a participação de Ana Saraiva, antropóloga e mestre em museologia e património, que dá conhecer três tipos habitacionais da arquitetura popular em Portugal. A partir das 21h00 são apresentadas a “casa do trabalhador rural” (1900¬ 1960), a “casa do emigrante” (1970-2015) e a “casa emblematizada” (1990-2015).
Na quinta-feira, à mesma hora, a conversa envolve os alunos da Universidade Sénior de Fátima (Centro de Estudos de Fátima) e surge no âmbito da exposição resultante da parceria entre esta entidade e a Liga dos Amigos do Consolata Museu. A mostra com fotografias dos alunos sobre espaços-memória de Fátima, Cova de Iria e arredores, peregrinações, serviços e locais foi inaugurada no passado dia 3 de março.