A Câmara Municipal de Ourém decidiu disponibilizar 65 mil euros para apoiar a reconstrução da habitação de uma família em Aldeia de Santa Teresa, em Freixianda, afetada pelos incêndios de julho de 2022. A casa, de primeira habitação, foi completamente destruída pelas chamas, deixando os seus três residentes numa situação de vulnerabilidade.
O presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, salientou a importância deste apoio, destacando que a família, composta por três pessoas, se encontrava desalojada, vivendo atualmente numa habitação temporária, em regime de arrendamento, enquanto aguardava pela reconstrução da sua casa.
O protocolo aprovado, no valor de 65.615,25 euros, visa cobrir a diferença entre os cerca de 80 mil euros prometidos pelo IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) e o montante total necessário para a reconstrução habitação naquela aldeia da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, que foi estimado em cerca de 140 mil euros.
Luís Miguel Albuquerque expressou preocupação com a demora do IHRU em disponibilizar os fundos prometidos, destacando que o processo “já está em curso há quase de 2 anos”. Apesar das obras se terem iniciado no passado mês de março, a falta de financiamento comprometia o progresso da reconstrução.
“A família não dispõe de recursos para suportar um investimento de tal magnitude”, afirmou o edil, ressaltando a importância de encontrar soluções para cobrir a parte remanescente.
Apesar do apoio aprovado pela autarquia, a família continua à espera da conclusão do processo pelo IHRU para garantir a totalidade do financiamento necessário. Enquanto isso, a Câmara comprometeu-se a disponibilizar as primeiras tranches do pagamento das obras com o protocolo aprovado, mas aguarda que o IHRU finalize o processo para cumprir com o seu compromisso de financiamento.
Notícias relacionadas:
