Os irmãos no que resta da sua casa, na aldeia de Santa Teresa, em Ourém. Fotografia: mediotejo.net

A casa que ardeu na aldeia de Santa Teresa, em Freixianda, concelho de Ourém, durante os incêndios de julho e que deixou desalojados um pai e dois filhos, vai ser reconstruída na totalidade pela Câmara de Ourém. O compromisso foi assumido pelo presidente da autarquia, na reunião de 1 de agosto, depois da apresentação do relatório dos prejuízos materiais dos incêndios que ascende a 743 mil euros.

Luís Albuquerque considera especial o caso daquela família uma vez que se trata de um agregado carenciado, e em que os filhos revelam défice intelectual.

Independentemente da campanha de solidariedade que está em curso, a Câmara vai suportar o custo total inerente à reconstrução da habitação totalmente destruída pelos incêndios que assolaram a União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

Trata-se de uma casa de primeira habitação onde viviam Joaquim Marques e seus filhos, Jorge e Luís. Foi totalmente destruída pela violência do incêndio, razão pela qual esta família precisou de ser realojada. O pai está no lar da Freixianda e os filhos foram acolhidos em casa de um amigo.

Luís Albuquerque revelou que a autarquia está a trabalhar numa solução legal que permita cumprir os requisitos burocráticos associados a uma operação com estas características. É intenção apresentar numa próxima reunião um conjunto de normas para apoiar a reconstrução em casos como o desta família.

Enquanto o processo estiver a decorrer, o Município vai comparticipar a renda da habitação que irá acolher a família Marques, neste período de transição.

Quanto à campanha de solidariedade à família, até ao momento já foram angariados 4.714,50 euros.

Notícia relacionada:

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.