É um edifício muito presente na memória colectiva dos habitantes da Sertã. Os antigos Paços do Concelho desapareceram na madrugada do dia 4 de Fevereiro de 1917, na sequência de um violento incêndio.

Construídos em 1878, sob as fundações de um imóvel que já antes tivera as mesmas funções, os Paços do Concelho eram um dos motivos de orgulho da população e o coração administrativo da vila. No rés-do-chão estavam instaladas as prisões e a casa do carcereiro, no primeiro andar o tribunal judicial (lado Norte) e diversos gabinetes (lado Sul), enquanto no segundo andar funcionavam as repartições de finanças e dos impostos, a Casa da Câmara e a repartição escolar.

A fotografia que reproduzimos acima foi tirada no dia 14 de Julho de 1913, enquanto decorria a cerimónia de assentamento da soleira da porta principal do edifício do Grémio Certaginense (não visível na imagem). O imóvel que albergava os Paços do Concelho da Sertã foi devorado pelas chamas na madrugada do dia 4 de Fevereiro de 1917.

Na origem do incêndio esteve a fuga de dois presos (João Farinha e Francisco Coelho), que untaram o tecto da prisão com petróleo e lançaram-lhe o fogo. O plano correu mal e todo o edifício ficou reduzido a cinzas.

Após esta tragédia, foi construído um novo edifício na zona alta da vila da Sertã, com planta do conhecido arquitecto Cassiano Branco e inaugurado em 1934.

No local onde funcionaram os Paços do Concelho instalou-se um frondoso jardim, servido por um imponente miradouro, baptizado com o nome de Artur Caldeira Ribeiro (principal financiador da obra). No mesmo local, em 1936, foi reconstruído o antigo pelourinho da vila sertaginense.

 

Para mais informações, visite www.sartagografia.pt

 

 

Sartagografia é um projeto independente que pretende recolher, tratar, preservar e divulgar a cultura do concelho da Sertã. O projeto segue uma linha etnográfica e abarca diversas realidades. A palavra Sartagografia é estilisticamente um neologismo, inspirado na expressão Olisipografia, e significa qualquer coisa como "o estudo, ou conjunto dos estudos, relacionados com a Sertã".

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *