CIM Médio Tejo apresenta o seu potencial na BTL 2022. Foto: mediotejo.net

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo está em força na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, a promover o potencial turístico da região. O mediotejo.net acompanhou as iniciativas promovidas pela CIM Médio Tejo no dia 17 de março, dia que contou com a presença de diversos autarcas que deram a descobrir o potencial dos 13 municípios da região.

Desde os percursos pedestres e turismo de natureza, aos desportos náuticos, à museologia ou ao turismo religioso, o Médio Tejo apresenta-se como “Uma região a descobrir” naquela que é considerada a maior feira do setor em Portugal e que atrai milhares de profissionais e de visitantes e potenciais turistas.

A CIM do Médio Tejo (e os 13 municípios que a compõem) marca presença neste certame através de um stand integrado na zona do Turismo do Centro de Portugal, de modo a promover o território de forma conjunta e de apresentarem os principais projetos desenvolvidos, bem como alguns dos produtos gastronómicos da região.

Anabela Freitas, presidente da CIMT, junto do stand da região do Médio Tejo. Foto: mediotejo.net

“Este ano optámos por apresentar aquilo que são os nossos projetos intermunicipais, porque aquilo que pretendemos, mais do que valorizar um concelho, é valorizar toda uma região que é composta por 13 concelhos, e dar a oferecer, a quem nos visita, hipótese de passar dois, três, quatro dias no Médio Tejo”, referiu Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que disse que o difícil para os potenciais visitantes da região será escolher dentro dos vários produtos que a região oferece, desde o desporto, a natureza, o património ou a gastronomia.

O destaque nas apresentações de quinta-feira, e conforme foi também referido por Anabela Freitas, recaiu sobre o guia das rotas e percursos do Médio Tejo – onde foram dadas a conhecer a Rota do Almonda (Torres Novas), as Rotas de Mação e o Trilho Panorâmico do Tejo (VN Barquinha) – e o Campeonato Mundial de Wakeboard, que vai decorrer na Albufeira de Castelo de Bode, em setembro 2023.

Foi ainda apresentado o Campeonato Mundial de Wakeboard que vai regressar à Albufeira de Castelo de Bode. Foto: mediotejo.net

Joaquim Cabral, vereador do município de Torres Novas, destacou a a vertente educativa contemplada pela Rota do Almonda, que tem o privilégio de integrar três áreas protegidas: a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e O Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros.

Sobre o caso concreto de Mação e o projeto das rotas deste concelho, naquele que é um conjunto de percursos pedestres que abrange todo o concelho e todas as freguesias, Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação que também esteve presente no certame, afirmou que este “nasceu também do impulso da sociedade civil e da vontade da Câmara, em fazer demonstração do seu território, das suas coisas naturais, do seu património, da sua gastronomia, das suas paisagens, os seus rios e ribeiras”.

Foram vários os autarcas do Médio Tejo que estiveram presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa, em Lisboa. Foto: mediotejo.net

Leonel Mourato, responsável pela apresentação do projeto, lançou ainda um desafio a Anabela Freitas, para a promoção de um comboio turístico a vapor no Médio Tejo, que liga-se o Entroncamento a Vila Velha de Ródão.

A presidente da CIM Médio Tejo, em conversa com o nosso jornal, destacou ainda o protocolo que foi assinado enquanto região como potencialidades para filmagem de filmes, algo “um pouco fora da caixa”, no sentido de também “posicionar o território nesse target”, conforme referiu a também presidente da Câmara Municipal de Tomar.

Assinatura do protocolo que pretende cimentar a potencialidade da região como local de filmagens. Foto: mediotejo.net

“Depois toda a gastronomia (…) que também é algo importante, as pessoas visitarem, mas depois também comerem, beberem e provarem aquilo que é típico nosso”, disse a autarca que disse ainda que não se podia deixar de referir “todo um turismo religioso, centrado naquilo que é o ponto mariano em Fátima, como expoente máximo, e depois também o culto judaico, com a sinagoga de Tomar, que é a sinagoga mais antiga do nosso país”, disse Anabela Freitas.

O certame contou com momentos de degustação para dar a conhecer o melhor da gastronomia da região. Foto: mediotejo.net

Mas também o recém inaugurado MIAA (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, de Abrantes), ou o “Welcome All”, projeto integrador do Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento, foram apresentados durante a manhã de quinta-feira.

Vasco Estrela, que além de presidente da Câmara Municipal de Mação é também vice-presidente da CIM Médio Tejo, disse considerar a participação da CIM e dos seus municípios na BTL “extraordinariamente importante”, uma vez que “é importante que os municípios, em conjunto, possam mostrar todo o seu potencial e a enorme diversidade que existe na região do Médio Tejo”.

“Portanto, nesse sentido, este é um ótimo certame para, por um lado, vincar a intermunicipalidade e podermos tirar o melhor de cada um dos nossos concelhos, e no caso concreto de Mação, manifestar e sublinhar esta enorme aposta que estamos a fazer nas rotas e nesta valorização do nosso território”, disse o autarca.

Stand do Médio Tejo, integrado no Turismo Centro Portugal. Foto: mediotejo.net

Embora na quinta-feira o certame tenha sido exclusivo para profissionais do setor, os dias de sexta-feira, sábado e domingo já vão contar com a presença do público geral, dias em que “efetivamente o nosso grande objetivo é captar turistas para o território”, referiu Anabela Freitas.

Nestes dias, o espaço dedicado à promoção turística no Médio Tejo vai assim promover também a Semana Santa e a realização de Tapete de Flores ao Vivo (Sardoal), o Festival de Gastronomia do Maranho (Sertã), O Bolo de Chocolate e o Feio de Vila de Rei, produtos gastronómicos com o momento de degustação “Do rio à terra e da terra ao rio” (Mação), a Festa Templária (Tomar).

O certame vai ainda contar com as animações de Pedro Dyonysyo Trio, do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, do Grupo de Concertinas da ADR Águas Belas, e ainda com danças medievais.

Programa completo da CIMT na BTL:

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.