No Médio Tejo, a “época balnear Bandeira Azul” começou oficialmente no dia 15 de junho, para as praias fluviais de Carvoeiro (Mação) e Bostelim (Vila de Rei) e será a 1 de julho para a Aldeia do Mato (Abrantes) e o Agroal (Ourém/Tomar). O hastear das respetivas bandeiras decorreu no Carvoeiro e Bostelim a 19 de junho. Em Abrantes a cerimónia decorrer a 6 de julho. Do Agroal ainda não foi possível obter essa informação.

A Bandeira Azul distingue este ano quatro praias fluviais na região, com o Agroal, na fronteira entre os concelhos de Ourém e Tomar, a receber pela primeira vez a distinção. Este é um símbolo de qualidade ambiental ao qual os municípios concorrem, que tem que cumprir um determinado conjunto de critérios para ser atribuído. Desde conter informação ambiental no local, uma qualidade da água considerada Boa vários anos seguidos, cumprir requisitos de limpeza, etc. No Agroal é o município de Ourém, em cujo território se encontram os equipamentos de restauração e hoteleiros, que tem dirigido este processo.

Contactados os quatro municípios, o mediotejo.net foi informado que está previsto hastear a Bandeira Azul já no dia 19, no Carvoeiro (Mação) e em Bostelim (Vila de Rei). A Aldeia do Mato (Abrantes) vê hasteada a sua bandeira apenas a dia 6 de julho. No Agroal, onde este ano também decorrem obras para um parque de estacionamento e respetivos acessos, ainda não foi possível saber a data.
