Maranhos da Sertã. Foto: mediotejo.net

Nunca provou Maranho ou Bucho, iguarias tradicionais da Sertã? Este mês tem essa oportunidade porque os restaurantes aderentes oferecem degustação grátis ao fim de semana.

É o regresso da campanha de degustação grátis daqueles enchidos, iniciativa da APROSER e do Município da Sertã. Segundo os promotores, o objetivo passa por “promover e divulgar os dois principais pratos da gastronomia sertaginense, numa parceria com os empresários do sector da restauração, com o objetivo comum de potenciar o Turismo, dando a conhecer e a provar o que de melhor se produz no concelho”.

Todos aqueles que fizerem as suas refeições num dos 13 restaurantes aderentes, nos fins de semana de março, têm direito a saborear as iguarias.

Na vila da Sertã, aderiram à iniciativa os restaurantes Pic-Nic, Ponte Velha, Regional, Restaurante Café 50, Rotunda Doce, Sabores do Pinhal, Santo Amaro e Taberna da Recta. Na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, são aderentes os restaurantes Centro Náutico do Zêzere (Trízio), Lampião 2 (Milheirós), Rotunda e Tasco da Célia (Cernache do Bonjardim). Em Pedrógão Pequeno, aderiu o restaurante “Sabores da Montanha”.

Para além da restauração, a campanha abrange um desconto direto de 5% na compra de Maranho e Bucho nos estabelecimentos aderentes: Carnes Simões (Rua de Proença-a-Nova na Sertã e Mercado Municipal da Sertã), Talhos Casel (Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira na Sertã, Minipreço da Sertã e Rua dos Pinheiros em Cernache do Bonjardim), Talho Coelho e Silva (Minipreço de Cernache do Bonjardim) e Talho Ivo (Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim).

À semelhança das edições anteriores da campanha, a organização espera “um retorno positivo, refletindo o trabalho desenvolvido em prol da Gastronomia e do Turismo”.
Os maranhos são um enchido que terá sido criado há mais de 200 anos, por ocasião das Invasões Francesas. A base deste prato é a carne de cabra ou ovelha, animais cuja criação é muito frequente por todo o concelho da Sertã. Entram na sua confeção o presunto, chouriço, hortelã, arroz, sal e vinho branco.

Os maranhos ganharam fama, sobretudo durante o século XX, e eram um prato habitual nos dias de festa, fosse a família pobre ou rica. Hoje em dia, é possível encontrar esta iguaria diariamente nos restaurantes de toda a região. Anualmente, é o protagonista do Festival de Gastronomia promovido pelo Município da Sertã.

Quanto ao bucho recheado, durante as primeiras décadas do século XX, era consumido na altura do Carnaval, generalizando-se depois a outras festividades ao longo do ano.
À semelhança do sucedido com o maranho, a introdução deste prato na ementa dos restaurantes do concelho conferiu-lhe um maior protagonismo e visibilidade, sendo hoje presença assídua nas mesas dos sertaginenses. Os ingredientes utilizados na sua confeção são, além do bucho de porco, o lombo do porco, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

 

 

 

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *