A Câmara Municipal de Mação aprovou por unanimidade uma proposta do autarca Vasco Estrela (PSD) com medidas para apoio aos consumidores de água, bem como aos consumidores não-domésticos. Proposta similar à de 2020, mas desta vez a Câmara Municipal de Mação propõe-se suportar apenas 50% do valor das faturas correspondentes aos meses de janeiro e julho de 2022 para consumidores domésticos e assumir os custos inerentes a 12,5% da fatura dos consumidores não-domésticos até ao final do próximo ano.
Esta medida prende-se com os aumentos decorrentes da adesão à nova empresa intermunicipal Tejo Ambiente, agora responsável por todas as questões relacionadas com abastecimento de água, resíduos sólidos urbanos e saneamento. Também justificou a CM Mação esta medida com a situação de pandemia de covid-19 e as repercussões para as famílias e agentes económicos.
“É uma forma de as pessoas se irem habituando à situação e penso que a partir desta data não deveremos continuar de modo nenhum com esta situação, além dos apoios que já estamos a dar, a pessoas com mais de 65 anos, aos Bombeiros e etc…”, referiu o autarca.
No ano passado a autarquia deliberou suportar por inteiro as faturas correspondentes aos meses de janeiro e de julho, e dar apoio de 25% para faturas dos consumidores não-domésticos/empresários até final do ano.
“Nesta fase, para o corte não ser demasiadamente abrupto, proponho que reduzíssemos em 50% cada um desses apoios. Significaria que suportaríamos 50% dos custos das faturas de julho e de janeiro, e 12,5% das faturas dos agentes económicos até final do ano 2022”, justificou.
Segundo a estimativa da autarquia, este novo apoio deverá rondar um total de 90 a 100 mil euros, tendo em conta os valores de 2021 e fazendo um decréscimo de 50%.
Por outro lado, o Município de Mação já havia alertado, face ao aumento dos custos para os munícipes, que o tarifário da empresa Tejo Ambiente prevê um apoio para agregados familiares com cinco ou mais pessoas, sendo que os interessados devem requerer o formulário na Tejo Ambiente e entregar no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mação, juntamente com um dos seguintes documentos: Atestado do Agregado familiar passado pela Junta de Freguesia, Atestado do Agregado retirado do Portal das Finanças ou IRS (podem entregar um destes documentos, ou cumulativamente).
O mesmo tarifário prevê ainda apoio social para os agregados/munícipes mais carenciados, com um procedimento equivalente ao anterior, sendo necessário requerer formulário para aderir.