O executivo municipal de Mação já aprovou o projeto de execução para o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), para a zona norte e zona sul da vila, documento que irá ainda ser submetido a candidatura para apoios financeiros.
Esta é uma oportunidade de “transformação urbana”, por via de candidatura a programa “desenhado para os centros urbanos complementares, que é o caso das sedes de concelho”, contextualizou Vasco Estrela, presidente da CM Mação.
Previsto no projeto está a criação de ciclovia da zona da reta até à Escola Básica e Secundária de Mação e Piscinas Municipais Cobertas, bem como construção, requalificação e adaptação dos passeios existentes na zona do centro histórico e calçadas que estão pouco adequadas.
O mesmo sucede com algumas urbanizações, que vão ser adequadas e ter passeios que respeitem a legislação atual.
Vasco Estrela refere que o intuito é “tornar Mação uma vila mais agradável para os peões, onde a mobilidade seja muito mais facilitada e possamos retirar tudo o que se são atropelos urbanísticos que dificultam o acesso”.
Segundo o autarca o conjunto das intervenções deve totalizar cerca de 4 milhões de euros, um valor preliminar que poderá depois ser afinado, e que é comparticipado entre 75 a 85%.