O Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança e o Dia Nacional do Pijama foram celebrados em Mação, no dia 20 de novembro, sob o mote “Serei o que me deres… Que seja Amor!”. Num iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, foram entregues algumas lembranças às crianças do concelho e foi feita exposição do “Estendal dos Direitos da Criança”. Também uma mensagem especial foi produzida e divulgada em vídeo para chegar a todas as crianças e suas famílias.
Em tempo de pandemia as atividades que era costume serem realizadas, desde 2013, tiveram de reinventar-se. Como tal, e comemorando o Dia do Pijama, em conjunto com a Mundos de Vida, voltou a lembrar-se que “Uma criança tem direito a crescer numa família”.
Em Mação foi realizada a exposição do “Estendal dos Direitos da Criança”, e oferecido um iô-io pela Associação de Pais e um pijama pela Câmara Municipal de Mação, em colaboração com a CPCJ, às crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho.
Segundo a autarquia, a entrega destes mimos aos mais novos foi feita “pela equipa Pijama, composta por técnicos da Biblioteca, Ação Social e CPCJ de Mação, cujos elementos se dividiram por turmas, dois em cada uma, com proteção, e de acordo com as normas da DGS para estas atividades”.
Juntamente com o pijama oferecido seguia uma mensagem para que as crianças “se sintam especiais, como são, e amadas, como merecem”.
Na mensagem que acompanha o pijama pode ler-se “Este Pijama é especial. Podem dormir com ele, brincar com ele, passear com ele. Representa o aconchego do lar, o conforto da nossa casa, o Amor da nossa Família e esta terra que tanto faz para que as suas crianças sejam felizes! Este é o Vosso pijama!”, refere a autarquia.
Por fim, foi realizado um vídeo a assinalar a data, pelas técnicas da autarquia e CPCJ Mação, “com mensagens de esperança”, sendo “uma surpresa da equipa Pijama e algumas imagens dos últimos anos, porque recordar é viver”.