O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou o alerta de atividade sísmica, confirmando que esta manhã, dia 15, pelas 11:51 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9, na escala de Richter, e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos. De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, não há para já registo de danos.
Um pouco por toda a região do Médio Tejo e distrito de Santarém, além de outros distritos e mesmo em Lisboa, o tremor de terra foi sentido sendo bastantes os relatos nas redes sociais de testemunhos da ocorrência.
“Senti o chão a tremer, vi literalmente as paredes a mexer, janelas, candeeiros, secretárias e monitores a abanarem”, são alguns dos relatos, não havendo até ao momento registos de danos físicos ou materiais.
A residir em Abrantes, Sónia Pedro relatou ao mediotejo.net que estava ao telemóvel a falar com uma amiga de Lisboa. “Senti o tremor de terra primeiro em Abrantes do que a minha colega em Lisboa. Eu comecei a sentir os armários a abanar e relatava o que estava a acontecer em Abrantes. Ela só sentiu depois. A diferença foi de segundos. Foi entre eu dizer-lhe o que se estava aqui a passar e ela começar a sentir também no Montijo. Ficou espantada, primeiro, e depois disse “aqui também. Também estou a sentir”.
“Foi um susto partilhado ao telefone”, contou.
De acordo com a informação disponível no site do IPMA, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada.
Mais se informa que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, termina.
