21:30 – O incêndio rural que deflagrou hoje à tarde no concelho do Sardoal, no distrito de Santarém, encontra-se já em fase de resolução, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). “Neste momento encontra-se todo o perímetro em fase de resolução, mas ainda vamos ter algumas horas de rescaldo”, adiantou a mesma fonte à agência Lusa.
Segundo disse, aproveitando a melhoria das condições meteorológicas, durante a noite vai ser feito o trabalho de rescaldo na área florestal atingida pelas chamas, devendo manter-se no domingo ações de vigilância no terreno.
Pelas 21:25 estavam no local 45 veículos e 144 operacionais, depois de terem sido envolvidos dez meios aéreos durante a tarde, mas que já foram desmobilizados, avançou o CDOS de Santarém.
20:30 – O incêndio que deflagrou às 16:55 no concelho de Sardoal entrou em fase de resolução. De acordo com a página internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 20:30 continuavam no terreno 136 bombeiros apoiados por 43 viaturas em trabalho de consolidação e rescaldo. Também o fogo que iniciou em Fontes (Abrantes) às 19:30 já foi dado como dominado e entrou às 20:30 em fase de conclusão.
19:00 – Um incêndio que deflagrou às 16:55 deste sábado em Sardoal tem lavrado com intensidade em zona de floresta, na freguesia de Santiago de Montalegre, mas sem habitações em perigo. O incêndio, que está a “evoluir favoravelmente” devido à quebra do vento, às 19h00 estava a ser combatido por 165 operacionais, apoiados por 45 viaturas e nove meios aéreos.
De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Jorge Gaspar, as chamas estavam a lavrar aquela hora numa área de povoamento florestal perto da localidade de Mivaqueiro, na freguesia de Santiago de Montalegre, e o combate está a evoluir favoravelmente, perspetivando-se que o mesmo entre em resolução antes do cair da noite, sem as condições vento se mantiverem.
ÁUDIO | JORGE GASPAR, VICE-PRESIDENTE CM SARDOAL:
Segundo Jorge Gaspar, com o cair da noite os meios aéreos vão desmobilizar mas as ações de combate, vigilância e rescaldo vão prosseguir durante a noite, tendo apelado à população de Sardoal para que se mantenha atenta mas tranquila. Às 19:40, estavam no terreno 145 bombeiros, cinco meios aéreos e 35 viaturas, segundo a página da ANEPC, e deflagrava outro incêndio em Abrantes, na zona de Bairrada, freguesia de Fontes, com as chamas a lavrarem em zona de mato.
De acordo com a página internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), quatro incêndios rurais estavam ativos no país cerca das 18:00 de hoje, sendo que os que concentram mais meios de combate, mais de 200 bombeiros e dez meios aéreos, lavram em áreas florestais de Santarém e Castelo Branco.
Já a reativação, pelas 17:00 de hoje, de um incêndio florestal que deflagrou na quarta-feira no Fundão, distrito de Castelo Branco, mobilizou esta tarde 82 bombeiros, apoiados por 19 viaturas e quatro meios aéreos.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco confirmou que o incêndio é a “reativação” de um outro, com origem na freguesia de Capinha, concelho do Fundão.
Segundo a mesma fonte, as chamas estão a evoluir numa zona de pinhal e mato.
A combater o incêndio estão meios de várias corporações, com 81 homens, apoiados por 18 viaturas e quatro meios aéreos (dois helicópteros e dois aviões).
Segundo a página de internet da ANEPC, há ainda outros dois incêndios em curso, de menor dimensão, nos distritos de Lisboa (Torres Vedras) e Vila Real (Montalegre).
c/LUSA
Discover more from Médio Tejo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
