Seiça supera Alcobertas e é o novo campeão distrital do Inatel de Santarém. Foto: mediotejo.net

Grupo Desportivo e Cultural de Seiça 2 Alcobertas Futebol Clube 0

Liga Inatel – Apuramento de Campeão do distrito de Santarém – 19MAI24

Estádio Municipal de Rio Maior

Cerca de duas mil pessoas emprestaram no domingo um especial colorido às bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior para a grande final da Liga Inatel de Santarém, com Seiça e Alcobertas a disputarem o título de campeão distrital da época 2023-2024.

Nas bancadas apinhadas de adeptos sobressaíam as cores azuis e brancas e verde e laranja, que vestem as equipas finalistas, mas também se via o amarelo, o negro/laranja e o azul, com adeptos e jogadores dos clubes que disputaram a final da série Reconhecimento, que se disputou de manhã entre Bemposta e Concavada, e do jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, entre Tramaga e Carvalhal.

A grande festa do futebol amador foi abrilhantada pelo grupo musical Camisas Negras, ao mesmo tempo que, vindo dos céus, largados da aeronave pilotada por João Granger, surgiu a equipa do Páraclube Nacional Os Boinas Verdes, os “Águias da Lezíria”, composta por……  Paulo Augusto, João Franco, Rui Bento, Alexandre Brogueira, António Lopes (Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Páraquedismo e também do Páraclube Nacional Os Boinas Verdes), e Eleutério Pinto, que, debaixo de forte vento que se fazia sentir, fizeram a sua aterragem no relvado do estádio trazendo com eles a bola de jogo e as bandeiras…

Jogo de início rápido, com a equipa do Alcobertas Futebol Clube a impor velocidade, dando mostras de estar ali de lição estudada para levar de vencida a partida, sem receio de enfrentar a equipa de Seiça, que soube gerir, resistindo, e bem, ao ímpeto inicial da equipa adversária, e progressivamente, subindo no terreno, equilibrando, e repartindo o jogo pelos dois meios campos, não descurando o setor mais recuado.

Foi da equipa de Seiça a mais flagrante oportunidade de golo na primeira fase da partida. Ao minuto 18, Francisco, em velocidade, isola-se, rematando na passada, para boa intervenção de Daniel Fernandes.

Sabedores da tarefa que tinham pela frente, Tiago Reis, treinador do Seiça, e Fábio Reis, treinador do Alcobertas, incentivavam e corrigiam as posições dos seus jogadores, chamando-os à atenção para os mais variados pormenores e incidências do jogo, ao mesmo tempo que da bancada os mais de dois mil adeptos faziam-se ouvir.

Até ao final da primeira parte, o marcador manteve-se em branco, embora os jogadores de ambas as equipas, com garra e determinação, tudo fizessem para não sofrer e tentar alcançar o desejado golo.

Cumprido o intervalo, estratégias afinadas, iniciou-se a segunda metade do desafio com a equipa de Alcobertas a surgir no terreno mais afoita e a acreditar que seria possível abrir o marcador.

Num lance de ataque bem construído, o Alcobertas obrigou a uma boa intervenção de Tomé, guardião do Seiça, atento e seguro na partida.

Mais calma e serena, a equipa do GDC Seiça, que procurava gerir o ritmo do jogo, privilegiando o controlo e posse de bola e sair em contra-ataque, tentava aproveitar algum desequilíbrio da equipa adversária.

À passagem do minuto 10 da segunda parte, o Seiça inaugura o marcador, na sequência de uma bola parada.

O defesa Tommy encarregou-se da marcação do livre e fê-lo com arte e mestria, surgindo na área José Silva, atento e oportuno, a levar de vencida a oposição de Daniel Fernandes. Estava feito o primeiro golo da partida e os adeptos do Seiça faziam a festa nas bancadas.

O GD Seiça, a vencer, começou a gerir a partida de forma eficiente, baixou um pouco as suas linhas, reagrupada no seu meio campo e partia em contra-ataques rápidos, onde o jovem Diogo, na ala esquerda, era um autêntico quebra cabeças, mesmo que apanhado muitas vezes em posição de fora de jogo.

Alcobertas, procurou alterar o rumo do marcador, sem o conseguir, e não foi por falta de empenho de empenho dos seus jogadores, que lutaram, o passar do tempo o maior fulgor vai-se perdendo, e o coração passa a comandar, tornando o seu futebol menos fluido, e a eficácia vai-se perdendo.

À passagem do minuto 32, Évora, do seu meio campo, envia a bola para a grande área do Alcobertas e, aproveitando uma má abordagem ao lance por parte de um defesa, surge o rapidíssimo Diogo a não descurar a oportunidade e a elevar a contagem para dois golos de diferença.

O Seiça foi pragmático na abordagem que fez ao jogo, com uma linha defensiva coesa e um ataque eficaz, e o resultado já não sofreria alteração até ao final da partida, conquistando com mérito e justiça o título de campeão distrital da Liga Inatel de Santarém.

Bom jogo de futebol entre duas boas equipas, recheadas de bons jogadores, que se respeitaram mutuamente, jogando o jogo pelo jogo. Estão as dois clubes de parabéns pelo jogo da final e pela prestação ao longo da época desportiva. A equipa de arbitragem fez, e bem, o trabalho que lhe estava destinado.

Uma palavra de apreço para os adeptos de ambas as equipas, que souberam ser e estar. Deram um colorido especial ao evento, assim sim…vale a pena “ir ver a bola”.

Da organização do evento, a cargo Alcobertas Futebol Clube, só uma palavra: Excelente! Façam o favor de fazer mais iguais. O futebol, em particular, e o desporto, em geral, agradecem! Foi bonita a festa!

 Vencedores da época 2023-24:

·         Campeão da Liga Fundação INATEL Santarém 2023-24: GDC Seiça

·         Vencedor da Taça Fundação INATEL Santarém 2023-24: GDRC Tramaga

·         Campeão da Liga Reconhecimento Fundação INATEL Santarém 2023-24: CDR Concavada

·         Vencedor do Troféu Disciplina Victor Leitão 2023-24: GDC Seiça

Ficha de jogo:

Grupo Desportivo e Cultural de Seiça:

Tomé, Beco, Évora, Tommy, Fábio, Coelho, Dany, Simão, Francisco, José Silva, e Diogo.

No banco:  João Ferreira (gr), António Santos, Tomás Sousa, Nelson, Adriano, Lucas, Manuel, e Natividade.

Treinador: Tiago Reis.

Alcobertas Futebol Clube:

Daniel Fernandes, Ricardo Ferreira, João Alves, Rogério Júnior. Iuri Rodrigues, Alexandre Bento, Cláudio Sousa, Henrique Santos, Diogo Antunes, Miguel Ferreira, Alexandre Nogueira.

No banco:  Xavier Marques, Joaquim Ezequiel, João Aniceto, Tiago Carmo, David Fonseca, Pedro Afonso, Hugo Ferreira, Joel costa, João Ramos. 

Treinador: Fábio Reis.

EQUIPA DE ARBITRAGEM – (Arouca / Aveiro) Mário Santos, Paulo Ventura, Américo Pereira. Tiago Vicente (4º Arbitro Leiria)

No final da partida ouvimos os treinadores das duas equipas e Diogo Tavares, um dos responsáveis pela organização da Liga Inatel de Santarém.

Tiago Reis, treinador do Seiça

ÁUDIO | TIAGO REIS, TREINADOR DO SEIÇA:

Fábio Reis, treinador do Alcobertas

ÁUDIO | FÁBIO REIS, TREINADOR DO ALCOBERTAS:

Diogo Tavares, responsável pelo desporto da Fundação Inatel em Santarém. Foto: DR

ÁUDIO | DIOGO TAVARES, FUNDAÇÃO INATEL DE SANTARÉM:

As quatro equipas finalistas da série 1 ficam também apuradas para a fase nacional e vão continuar em competição, com os primeiros jogos, a eliminar, a serem disputados a 25 e 26 de maio.

Biblioteca (Leiria) x Alcobertas (Santarém) – Sábado, dia 25, 18h00

Seiça (Santarém) x Beja (equipa excluída por decisão do Conselho de Disciplina)

Óbidos (Leiria) x Tramaga (Santarém) – domingo, dia 26, 16h00

Resenha WP89 FC (Lisboa/Setúbal) – Lobos do Carvalhal (Santarém) – domingo, 15h30

Deixamos uma fotogaleria com alguns dos momentos da grande festa do futebol amador:

FOTOGALERIA:

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *