Através de um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Município de Gavião vai disponibilizar, dentro de 15 dias, um espaço na Biblioteca Municipal para apoio a doentes oncológicos e suas famílias. O protocolo foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara na quarta-feira, 16 de março .
O desafio surgiu da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da delegação de Portalegre, no sentido da Câmara Municipal de Gavião estabelecer um protocolo para cedência de instalações “sem qualquer contrapartida financeira”, explica o presidente da autarquia José Pio, que abraçou a ideia de criação deste ‘gabinete de apoio’.
O objetivo passa, então, pelo apoio, incluindo psicológico, a doentes oncológicos e suas famílias. Para tal foi criado um espaço na Biblioteca Municipal que receberá os doentes com cancro ou familiares que solicitem ajuda e que “oficialmente” estará operacional dentro de 15 dias, garantiu o autarca. Os dias e horários em que o serviço funcionará ainda não foram definidos.
Para o presidente José Pio, este espaço será “uma mais valia”, razão que levou o Município a aderir “a esta ideia que nos foi lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro” Núcleo Regional do Sul. Desta forma “terão um espaço para virem e falarem com as pessoas” e “avaliarem a necessidade de clínicos que possam ajudar”, referiu.
Trata-se de um local “com técnicos de várias valências” preparados para prestar apoio a quem solicitar, explica o presidente referindo que a avaliação é da responsabilidade da psicóloga municipal Eva Churro.
ÁUDIO | PRESIDENTE DA CÂMARA DE GAVIÃO, JOSÉ PIO
O espaço foi pensado para os residentes no concelho de Gavião mas, garante José Pio, sem fechar as portas aos de fora.