Este sábado, dia 14 de maio, a Junta de Freguesia de Além da Ribeira e Pedreira, em Tomar, faz um convite em dose dupla: além da inauguração do parque de estacionamento da Rua 5 de Maio, é também inaugurada a Casa Memória Fábrica do Prado. O encontro está marcado para as 18h00, junto ao novo parque de estacionamento da Rua 5 de Maio, em Pedreira.
Recorde-se que a Fábrica do Prado, encerrada em 2017, foi constituída a 10 de junho de 1875 a “Companhia do Papel do Prado”, pela junção da Fábrica de Tomar com a Fábrica do Penedo. Esta empresa chegou a ter cinco fábricas de papel (Marianaia, Sobreirinho, Vale Maior em Albergaria-a-Velha, Prado e Lousã).
Em 2003, a empresa passou de “Companhia de Papel do Prado” para a “Prado Karton” em Tomar e “Prado Cartolinas” na Lousã. Em abril de 2006, entram novos administradores para a Prado Karton e começa aqui o princípio da desmantelação da empresa, verificando-se a partir daí dificuldades financeiras para a aquisição de matéria-prima.
Já com a entrada de novos donos em abril de 2016, foi suspensa a laboração por seis meses, algo que na altura já surpreendera os trabalhadores e iniciou-se a instabilidade e quebra de confiança dos clientes. Entre 2016 e 2017, perderam-se cerca de 110 postos de trabalho, não tendo sido instituído na prática um suposto Plano Especial de Recuperação. O desfecho acabou por recair na insolvência e fecharam-se os portões.
O espaço da fábrica foi assim reaproveitado como uma Casa Memória.