Costuma dizer-se que “boda molhada, boda abençoada”, e se assim é, as Festas de Abrantes de 2023 não poderiam arrancar de melhor maneira. São Pedro lá segurou a chuva para a inauguração e arruada tradicional pelo centro histórico da cidade, esta quarta-feira à tarde, no arranque das festas que agitam a cidade e são demonstrativas da união e força do associativismo, artesãos, freguesias do concelho e agentes da economia local. A cidade vira ponto de encontro dos abrantinos por estes dias, esperando que a chuva dê tréguas, gerando grande espírito e convívio comunitário, mas que não deixa os visitantes de fora.
Depois de uma abertura casual no Largo da Câmara Municipal de Abrantes, acolhendo todos os convidados e representantes de instituições, organismos e forças de segurança e militares, a comitiva percorreu as ruas e praças do centro histórico, contactando com os expositores, vendedores e membros das associações que fazem parte das melhores festas “de sempre”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da CM Abrantes, em entrevista ao mediotejo.net, referiu-se a um programa “muito ambicioso” que pretende ir “ao encontro dos interesses e vontade da comunidade”, sendo que esta programação diversificada serve de mote para que as festas sejam “o ponto de encontro dos abrantinos anualmente”.
Diversidade e qualidade em termos culturais e musicais são palavras de ordem para que este “ponto de encontro” dos amigos, dos que vivem em Abrantes e dos que a visitam nesta altura, possam ser usufruídos pelas gentes da cidade e de todo o concelho.
“Queremos fazer uma festa que tenha capacidade atrativa para todos e que seja verdadeiramente espaço de convívio, de encontros… Obviamente o tempo não está a ajudar muito, mas vamos ter esperança que as coisas vão correr bem”, assumiu.
Quanto aos desafios em termos de organização e preparação, dadas as condições atmosféricas adversas, o autarca reconhece que não se pode fazer muito quanto a prevenção, mas que o município e as coletividades e agentes a participar na iniciativa foram tomando medidas, com colocação de coberturas, chapéus de sol e de chuva, que vão dando resposta à adversidade do tempo.

“Vamos ter esperança que o tempo não nos vai castigar, e que a depressão Óscar vai passar por nós sem nos deixar uma marca nestas festas. O importante é que as pessoas se possam encontrar, se divirtam de forma sempre saudável, e é isso que desejamos e temos esperança que tudo vai correr bem”.
Esperam-se novidades, contando-se com mais um dia no programa e com alteração da configuração e organização das Festas, além da diversidade de espetáculos culturais e musicais. “Esperamos que seja do agrado de todos, porque temos muita gente empenhada”, frisou, reafirmando a intenção de “valorizar os 600 – o número de pessoas que trabalham connosco todos os dias para que estas festas possam acontecer, homens e mulheres desde a Câmara Municipal aos Serviços Municipalizados, e obviamente que isto depois tem uma relação muito direta com as juntas de freguesia, que nos ajudam”, mencionou.
“Temos verificado que estas festas são de Abrantes, mesmo. São as festas do concelho. Aqui há uns ano tínhamos festas em algumas freguesias e isso deixou de acontecer de forma natural. As únicas festas que estão a acontecer no concelho de Abrantes são estas festas. Não são apenas da cidade, mas de todo o concelho”, afirmou.
O presidente de Câmara mostrou-se agradado com o espírito de união e de pertença que se tem cultivado no concelho. “Acho que nós, abrantinos, estamos cada vez mais unidos. Precisamos continuar a passar esta mensagem de união e de reforço a esta capacidade de estarmos juntos para os momentos mais difíceis, mas também para os momentos de festa”, concluiu em declarações ao mediotejo.net.

O autarca fez ainda referência a alguns momentos de destaque da programação, nomeadamente com o ponto alto no Dia da Cidade, a 14 de junho, feriado municipal. Na ocasião, assinalando o 107º aniversário da elevação de Abrantes a cidade, as cerimónias decorrerão no Quartel dos bombeiros e na ocasião serão homenageadas a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas do concelho, sendo-lhes atribuídas Medalhas de Mérito Municipal.
Na tarde de 14 de junho também haverá um momento especial e de regozijo e comemoração, uma vez que decorrerá a receção, na cidade, ao prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia ao MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, considerado o Melhor Museu do Ano 2023 – seguindo-se ao Museu MDF, em Tramagal, que recebeu este prémio em 2018.
Pelo segundo ano consecutivo, as Festas de Abrantes receberam a distinção de Ecoevento, atribuído pela Valnor, uma vez que volta a política de copos recicláveis. Estes podem ser adquiridos nos locais de consumo de bebida e comida, apelando a autarquia à sua reutilização. Por outro lado, ao longo de todo o recinto das Festas há vários pontos de água da torneira para que todos possam beber água e lavar os copos reutilizáveis; nas ruas e praças onde decorrem os eventos estão ainda disponíveis pequenos contentores onde os munícipes e visitantes devem depositar o lixo comum e reciclável.
Figura que não passará despercebida na edição de 2023 é a mascote SMART, que irá continuar a espalhar a mensagem e dinamizar a campanha de sensibilização ambiental dos Serviços Municipalizados de Abrantes e sensibilizar a população, principalmente os mais novos, para a promoção de um ambiente mais sustentável.

O programa deste ano é amplo, sendo apto para todos os gostos e abarcando várias gerações. A programação musical abriu com Marisa Liz, na Esplanada 1º de Maio (Largo do Tribunal), sendo este o espaço que vai acolher os principais concertos do programa das festas deste ano. Ao longo da noite atuaram vários DJ’s no centro histórico.
Já o espetáculo do dia 13 de junho, com Calema a subir ao palco e fogo de artifício, irá realizar-se no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, e neste dia o Município de Abrantes disponibiliza excecionalmente um autocarro gratuito para efetuar transporte entre Abrantes e Rossio ao Sul do Tejo, local da realização deste concerto.
Além de Mariza Liz, vão passar pelo palco principal Agir, D.A.M.A, a Festa M80, Pedro Dyonysyo, Toy e as Marchas Populares (dia 12 de junho) com a participação do Centro Escolar de Tramagal, do Centro Social de Nossa Senhora da Oliveira (Tramagal), da Escola António Torrado, do Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos e da Companhia dos Alegres do Pego.
Já na Praça Raimundo Soares (Largo da Câmara) voltará a ser dinamizado o Palco Jovem por onde irão passar PEAT DJ, DJ FIFTY, JUNIORK, DJ RIOT, DJ BRIX, DJ POPPY, DJ DANNI VITA, DJ KIKO IS HOT, DJ KID KAT, DJ MARIÑO, DJ AKURA e DJ DIANA OLIVEIRA.

Na Praça Barão da Batalha vai estar novamente instalado o Palco Tradições que, todos os dias das Festas de Abrantes, entre as 18h30 e as 21h, receberá diversos espetáculos como animação de rua com o Clow Enano, Ranchos Folclóricos e Bandas Filarmónicas.
Nesta mesma praça, uma das mais movimentadas e centrais da cidade, estará uma plataforma BOOTH 360 que permite aos visitantes criar vídeos instantâneos, prontos a partilhar nas redes sociais; a uns metros funciona o Secretariado das Festas de Abrantes 2023, que estará disponível no interior da renovada Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA) “José Diniz”, que certamente não passará despercebida.
O Espaço Famílias encontra-se instalado no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, sendo dedicado aos mais novos, com insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais. Para as famílias haverá ainda dois grandes espetáculos infantis (dias 8 e 10 de junho) na Praça Raimundo Soares.

As dez tasquinhas voltam a ocupar o Jardim da República onde também haverá um palco que terá animação todos os dias por onde vão passar nomes muito familiares da comunidade, desde os APART, Carlos Catarino, Banda Tens Cóvir, DJ IRS, os Toc´abrir, Marco Morgado, David Alves e Fernando Fortes.
O Espaço Visit Abrantes, de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, estará instalado no Largo Ramiro Guedes, disponível das 19h00 às 22h00, por onde irão passar 10 agentes turísticos para divulgar as suas ofertas de alojamento, produtos e animação.
As farturas, pipocas e algodão doce estarão este ano na Esplanada 1º de Maio, de 7 a 12 de junho, entre as 14h00 e as 00h00, e no dia 13 de junho estarão no Aquapolis Sul, entre as 18h00 e as 01h00.

As dinâmicas desportivas serão uma constante nas Festas de Abrantes 2023 com o Torneio de Ténis de Mesa; o Torneio de Sueca; Downhill Urbano de Abrantes; Torneio de Padel; Torneio de Voleibol de Praia; o Convívio de Pesca; Torneio de Futebol de Praia; a demonstração de show motorizado; perícia; rally; SSV; Todo-o-Terreno; drift e trial; entre outros.
Durante as Festas de Abrantes, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e Panteão dos Almeida serão gratuitas, a par de todos os eventos destas festas, que são de entrada livre.
As Festas de Abrantes são organizadas pela Câmara Municipal de Abrantes e contam com várias colaborações de associações, entidades locais e da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.