No âmbito das Festas de Abrantes, que estão a decorrer desde dia 7 e se prolongam até 14 de junho, o município vai homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas do concelho. A atribuição vai decorrer nas cerimónias evocativas do 107º aniversário da elevação de Abrantes a cidade, a 14 de junho, feriado municipal, no Quartel dos Bombeiros.
Este reconhecimento de atribuição da Medalha de Mérito Municipal surge no âmbito de propostas apresentadas pelo presidente de Câmara em reunião do dia 30 de maio, tendo as mesmas sido deliberadas por unanimidade, reunindo o consenso de todos os vereadores do executivo da Câmara de Abrantes.
O reconhecimento aos bombeiros abrantinos, lê-se em comunicado da autarquia, fundamenta-se pelo “profissionalismo, grande bravura e abnegação” na ação dos homens e mulheres operacionais que atuam seja em cenários de combate a incêndios, operações de busca e salvamento, resgate de pessoas em situação de emergência, socorro a náufragos, assistência médica pré-hospitalar, destacando-se o papel fundamental que tiveram recentemente no combate à pandemia “disponibilizando todos os seus meios humanos, técnicos e infraestruturas neste combate”.

O texto que fundamenta a proposta salienta o legado histórico da presença dos bombeiros no Concelho de Abrantes, referindo que “muito antes de Abrantes ter sido elevada à categoria de cidade em 1916, já a Sociedade de Bombeiros Voluntários de Abrantes acumulava mais de meio século de serviço à nossa comunidade”.
Também os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas serão homenageados no âmbito do ano do centenário da estrutura nacional e das seis décadas de existência do escutismo no concelho de Abrantes. A autarquia reconhece estas estruturas como “verdadeiros agentes de transformação social, moldando o futuro através da formação de crianças e jovens, ajudando a formar gerações de abrantinos com valores sociais como a solidariedade, a justiça ou o respeito”.
Serão homenageados o Agrupamento 172 de Abrantes; Agrupamento 193 de Mouriscas; Agrupamento 273 de Tramagal; Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo e Agrupamento 1093 da Chainça.

A autarquia destaca que além das suas iniciativas regulares “os agrupamentos de escuteiros têm desempenhado um papel ativo no apoio a iniciativas e a outros projetos comunitários, participando em ações de voluntariado, promovendo ações de sensibilização ambiental, colaborando em eventos culturais e desportivos, entre outras atividades”.
As Medalhas de Mérito Municipal vão ser entregues durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, dia 14 de junho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.
O dia começará pelas 10h30 com hastear das bandeiras ao som do Hino nacional, pelo Orfeão de Abrantes, seguindo-se a homenagem aos trabalhadores do Município que assinalam 25 anos de serviço e aos que se aposentaram.
A manhã finda com o momento de condecoração com atribuição de Medalhas de Mérito Municipal quer aos Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Abrantes, quer à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.
Durante a tarde, as cerimónias oficiais vão até ao centro da cidade, pelas 16h00, com a receção do prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia ao MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Museu do Ano 2023.
Pelas 17h00 terá lugar a inauguração da Exposição ESSA’arte, na QuARTel – Galeria de Arte de Abrantes, onde serão expostas obras produzidas pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.
