“Este programa é um dos melhores de sempre”, disse o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos na apresentação do evento, tendo destacado os espetáculos musicais de Marisa Liz, Agir, Dama, Calema, Toy, Pedro Dyonysyo e uma noite M80, entre muito outros, num programa que inclui tasquinhas, artesanato, e algumas “novidades”.
O autarca destacou a realização da Feira de Artesanato no Largo Motta Ferraz, o regresso do fogo de artifício ao Aquapolis Sul, a animação no Largo João de Deus com o Palco Sunset, onde irão atuar vários DJ´s, e uma exposição dos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu a inaugurar no quARTel – Galeria Municipal, a 14 de junho, feriado municipal.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:
Com mais um dia de celebração em relação ao ano anterior e um investimento global na ordem dos 300 mil euros, Manuel Jorge Valamatos disse que as Festas de Abrantes “voltam a ser ponto de encontro da comunidade”, com milhares de pessoas esperadas para os concertos de Marisa Liz (7 de junho), Agir (8 de junho), D.A.M.A (9 de junho), Festa M80 (10 de junho), Pedro Dyonysyo (11 junho), Toy (12 de junho) e Calema (13 de junho).

As comemorações oficiais do Dia da Cidade, a 14 de junho, vão decorrer no Quartel dos Bombeiros de Abrantes, por ocasião do 10º aniversário da Associação Humanitária, dia em que se irá “homenagear e valorizar o trabalho desenvolvido todos os dias pelos bombeiros”, a par das associações de escuteiros do concelho “que este ano comemoram 100 anos de existência”.
VIDEO/PRESIDENTE DA CÂMARA DE ABRANTES:
Acompanhado pelos vereadores Luís Dias, João Gomes e pela Chefe da Divisão da Cultura, Anabela Diogo, o presidente da autarquia disse que as festas envolvem todo o centro histórico da cidade, com espetáculos, atividades desportivas, artesanato, folclore e as tradicionais tasquinhas espalhados pelas praças.
A Esplanada 1º de Maio (Largo do Tribunal), será o palco principal das Festas de Abrantes por onde irão passar os grandes concertos e a noite das Marchas Populares (12 de junho) com a participação do Centro Escolar de Tramagal, do Centro Social de Nossa Senhora da Oliveira, Escola António Torrado (Abrantes), do Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, e da Companhia dos Alegres, do Pego.

Já na Praça Raimundo Soares (Largo da Câmara) estará o Palco Jovem por onde irão passar PEAT DJ, DJ FIFTY, JUNIORK, DJ RIOT, DJ BRIX, DJ POPPY, DJ DANNI VITA, DJ KIKO IS HOT, DJ KID KAT, DJ MARIÑO, DJ AKURA E DJ DIANA OLIVEIRA.
Na Praça Barão da Batalha vai estar instalado o Palco Tradições que, todos os dias das Festas de Abrantes, entre as 18:30 e as 21:00, receberá diversos espetáculos como animação de rua, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.
Será também na Praça Barão da Batalha que irá estar instalada a plataforma BOOTH 360 que permite aos visitantes criar vídeos instantâneos, prontos a partilhar nas redes sociais, e o secretariado das Festas de Abrantes, na Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”.
O Espaço Famílias estará no jardim da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes para os mais novos, com insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais, sendo que, para as famílias, haverá ainda dois espetáculos infantis (dias 08 e 10 de junho) na Praça Raimundo Soares.
As tasquinhas voltam a ocupar o Jardim da República onde também haverá um palco que terá animação todos os dias e por onde passarão os APART, Carlos Catarino, Banda Tens Cóvir, DJ IRS, os Toc´abrir, Marco Morgado, David Alves e Fernando Fortes.
O Espaço Visit Abrantes, de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, estará instalado no Largo Ramiro Guedes, das 19:00 às 22:00.

As farturas, pipocas e algodão doce estarão na Esplanada 1º de Maio, de 07 a 12 de junho, entre as 14:00 e as 00:00, e no dia 13 de junho estarão no Aquapolis Sul, entre as 18:00 e as 01:00.
As dinâmicas desportivas mantêm-se com várias atividades desportivas para todos os gostos e idades como o Torneio de Ténis de Mesa, Torneio de Sueca, Downhill Urbano de Abrantes, Torneio de Padel, Torneio de Voleibol de Praia, Convívio de Pesca, Torneio de Futebol de Praia, demonstração de show motorizado, perícia, rally, SSV, Todo-o-Terreno, drift e trial, entre outros.
As preocupações ambientais não foram esquecidas e este ano as Festas de Abrantes vão voltar a ter copos reutilizáveis. As entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte serão gratuitas e o aBUSa também terá utilização gratuita.
O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de encerramento das Festas de Abrantes, no dia 13 de junho, com Calema, seguindo-se o espetáculo de fogo de artifício a anteceder o espetáculo de Zanova.

Neste dia haverá um autocarro gratuito para fazer a ligação ao Aquapolis, com paragem no Tecnopolo (Parque de Ciência e Tecnologia) e no Centro Histórico, junto ao edifício de S. Domingos.
Abrantes assinala este ano o 107º aniversário da elevação da “Notável Vila de Abrantes” à condição de cidade, que se consumou a 14 de junho de 1916.
c/LUSA