O incêndio que consumiu, entre os dias 11 e 13 de agosto, cerca de 4500 hectares no concelho de Ferreira do Zêzere não beliscou a candidatura de Dornes que é finalista no concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Ribeirinhas”, assegurou ao mediotejo.net o presidente da autarquia, Jacinto Lopes. “Acreditamos que Dornes irá ganhar porque basta ver que é a única aldeia do distrito de Santarém”, disse.
O autarca referiu na reunião desta quinta-feira, 24 de agosto, que o fogo “queimou” tudo o que era verde ao redor de Dornes mas não chegou a afetar a aldeia que vai a votos (por telechamada em número a anunciar) a partir deste domingo com o resultado a ser divulgado a 3 de setembro, numa gala televisiva emitida na RTP1 a partir da aldeia do Piódão.
“Felizmente, Dornes continua intacta. Ardeu à volta mas a natureza irá renascer e, daqui a alguns anos, voltaremos a ter o verde dos dois lados. Mas a aldeia em si e a sua beleza mantém-se”, disse, acrescentando que estão previstas melhorias a vários níveis, dando-lhe um ar mais histórico e com menos impacto visual.
O autarca considera ainda que deve existir mais investimento privado para dar capacidade de resposta ao aumento do fluxo turístico. “Temos dois restaurantes mas já começa a ser pouco. É preciso mais investimento privado. Desafio todos a investir em Dornes pois há um grande potencial para ser aproveitado”, atesta.