Escola Secundária de Mação venceu a Ideia Mais Inovadora com uma aplicação que ajudar a escolher o que vestir. foto mediotejo.net

Naquela que foi considerada a “melhor sessão de sempre” do EmpreEscola, a Escola Profissional de Torres Novas venceu na terça-feira, 7 de junho, o grande prémio de “Melhor Ideia Empresarial” com o seu Big Bag. Um saco térmico de tecido, lavável, dobrável, que se desdobra em quatro e pretende fazer face aos sacos de plástico vendidos nas grandes superfícies. Já a Sky line, da Escola Secundária de Mação, venceu a “Ideia mais Inovadora”, com uma aplicação que ajuda a escolher combinações de roupa. O “Melhor Trabalho de Equipa” foi para a Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém, com o Wets Sac.

De chocolatarias a secadores de ténis, passando pela criação de um doce ligado ao Convento de Cristo ou a aplicações de telemóvel para ajudar a escolher o que vestir, cerca de 108 alunos do ensino secundário e profissional do distrito de Santarém apresentaram 24 ideias de negócio. A iniciativa, promovida pela NERSANT –  Associação Empresarial da Região de Santarém, reduziu os projetos a 14 finalistas, que os apresentaram na manhã de 7 de junho, no CNEMA, em Santarém. Boa parte das ideias inserem-se nos Projetos de Aptidão Profissional (PAP), que os alunos do ensino profissional apresentam como trabalhos de fim de curso, mas também resultam do trabalho desenvolvido em aula com a colaboração dos professores.

Equipa de Torres Novas arrecadou "Melhor Ideia Empresarial" com o seu Big Bag. foto mediotejo.net
Equipa de Torres Novas arrecadou “Melhor Ideia Empresarial” com o seu Big Bag. foto mediotejo.net

Da concepção da ideia, passando por análises de mercado e perspetivas de investimento, cada um dos 14 grupos procurou defender o seu negócio. Projetos práticos e consistentes marcaram esta edição do EmpreEscola, com ideias voltadas para o dia a dia e o mercado local, mas também algum internacional. O projeto de uma carrinha itinerante de gastronomia portuguesa arrecadou elogios, pela sua perspetiva internacional de negócio. O pastel com a Cruz de Cristo fez sensação, pela inexistência de qualquer oferta semelhante no mercado de Tomar.

“Não foi fácil” o caminho do Empre, constatou António Campos, da Comissão Executiva da NERSANT, avaliando a evolução do projeto. “Havia entendimentos diferentes”, mas “acho que hoje é mais ou menos unânime a necessidade da escola interagir com o exterior”. “Diria que terá sido a melhor sessão de sempre”, porque se procuraram soluções diferentes e inovadoras.

Partiu de António Campos a crítica a projetos demasiado localizados. “Temos que deixar de pensar só no mercado interno”, frisou, referindo que em próximas edições a escolas devem pensar mais noutras abordagens, viradas para o exterior, porque essas é que vão permitir “alavancar a economia”.

Escola Secundária de Mação venceu a Ideia Mais Inovadora com uma aplicação que ajudar a escolher o que vestir. foto mediotejo.net
Escola Secundária de Mação venceu a Ideia Mais Inovadora com uma aplicação que ajudar a escolher o que vestir. foto mediotejo.net

“Hoje mais que nunca temos que estar cientes que só com desenvolvimento empresarial vamos ter um país melhor”, sublinhou. “Isso depende de todos nós”. “É cada vez mais fundamental a ligação das empresas às escolas”.

Na avaliação dos projetos a concurso contaram critérios como a inovação, potencial de mercado ou a viabilidade económica. Foram atribuídas três menções honrosas e três grandes prémios de “Melhor Trabalho de Equipa” (200 euros), “Ideia mais Inovadora” (400 euros) e “Melhor Ideia Empresarial” (600). O Médio Tejo arrecadou os dois melhores lugares.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *