O Sardoal foi o município com a menor taxa de abstenção do país (29,53%), muito abaixo da média nacional, que se situou nos 43,07%.
O concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, por oposição, foi o mais abstencionista nas eleições legislativas de domingo, com uma percentagem de não votantes que ultrapassou os 67%.
Além do Sardoal, também o concelho de Vila de Rei, que integra igualmente a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, registou níveis de afluência às urnas acima dos 70% e a segunda menor taxa de abstenção a nível nacional (29,57%).
Dos 9.682.369 portugueses recenseados, 43,07% não foi ontem às urnas, o valor mais alto de sempre da abstenção em eleições legislativas no nosso país. Além do grande número de indecisos, que terá optado por não votar, nestas eleições terá pesado outro dado: a emigração. Nos últimos quatro anos emigraram entre 300 a 500 mil portugueses e a maioria mantém a morada em Portugal e não se regista nos consulados, não podendo assim exercer o seu direito de voto.