Ontem, dia 28, realizou-se a Feira de S. Simão (ou da Fossa) no Sardoal. E fui ao meu arquivo fotográfico pessoal. Princípio dos anos 90.
Eram tempos interessantes, o Sardoal enchia-se de gente, vinham pessoas de todo o lado, vinham a pé, trocavam de roupa e de calçado à entrada da Vila. Eu estava a começar esta minha experiência fotográfica. O comércio do Sardoal era próspero, as casas comerciais, apesar da concorrência dos feirantes, estavam sempre cheias de gente, o dia era-lhes muito compensador, as pessoas vinham à feira e aproveitavam e abasteciam-se de outros artigos.
Lembro-me que cheguei, em contexto de trabalho, já na Câmara Municipal de Sardoal, a dinamizar ações de animação musical ao vivo durante a tarde, na Praça Nova, zona onde se realizava. Os tempos mudaram e muito.
Esta Feira já não é o que era. E, ao longo do tempo, pouco ou nada se investiu no reconhecimento da importância histórica e cultural e muito menos em atividades paralelas que a pudessem impulsionar e dar-lhe a importância que poderia merecer.
