No espaço de um mês, as cores do mapa dos concelhos do Médio Tejo avançaram muito rapidamente no espectro de risco, passando do branco para o amarelo, saltando depois para o laranja e o vermelho. Este domingo, dia 12 de dezembro, havia já dois concelhos em “risco extremo” de contágio por covid-19: Ferreira do Zêzere e Ourém. Com “risco elevado” estão agora Abrantes, Entroncamento, Sardoal, Tomar e Torres Novas, e em “risco elevado” os restantes concelhos: Alcanena, Constância, Mação e Vila Nova da Barquinha.
Analisando a evolução da pandemia nas últimas três semanas, há concelhos em que se verifica já uma descida da curva de casos, como é o caso de Constância e Vila Nova da Barquinha, enquanto noutros é notória a progressiva trajetória, sempre a subir, como Ferreira do Zêzere e Tomar.
Segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 13 de dezembro, há 1.370 pessoas em vigilância ativa no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, dos quais 464 em Torres Novas, 283 em Abrantes e 153 no Entroncamento.
Desde o início da pandemia foram contabilizadas 19.146 infeções por covid-19, que causaram 420 óbitos.