Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Sardoal, visitaram a escola Europaschule em Langerwehe, na Alemanha. Foto: AES

Dez alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Sardoal visitaram este mês o Parlamento Europeu, em Bruxelas, e a Escola Europaschule em Langerwehe (Colónia), na região da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, no âmbito de uma parceria Erasmus+ ka1 que visa a apreensão de conceitos sobre a participação democrática.

A visita decorreu entre os dias 3 e 9 de dezembro e teve como objetivo o desenvolvimento do projeto “European Democracy” destinado a alunos do ensino secundário, tendo estes ficado alojados em casa de famílias de alunos alemães.

O projeto pretendeu introduzir/reforçar a apreensão de conceitos sobre a participação democrática motivando os jovens a tornarem-se cidadãos ativos da União Europeia e a fazerem-se ouvir no domínio dos assuntos europeus.

Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Sardoal, visitaram a escola Europaschule em Langerwehe, na Alemanha. Foto: AES

Do programa constou ainda uma visita ao Parlamento Europeu (Bruxelas) para uma sessão de esclarecimento com os eurodeputados, Daniel Freund (Verdes); Pedro Marques (PS); Marisa Matias (BE) e João Lopes (PCP) sobre os grandes temas que marcam a atualidade politica europeia.

Do programa de atividades fizeram parte, além da visita à escola e reuniões com alunos e professores, workshops temáticos, minigolfe no escuro e a 3D, visita aos mercados de natal das cidades de Colónia e Aachen, e visita à sede da Gestapo na cidade de Colónia.

Destaque para a visita da Cônsul Geral de Portugal em Dussledorf, Lídia Nabais, que logo no primeiro dia, fez questão de cumprimentar as duas comitivas em Langerwehe, desejando a todos uma boa estadia e o maior sucesso para o projeto.

A sua formação é jurídica e a sua paixão é História mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 à cidade natal; Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *