Cerca de 80 estudantes de 14 escolas do ensino secundário do país vão testar microssatélites, do tamanho de uma lata de refrigerante, em Ponte de Sor, a partir de quarta-feira, na iniciativa CanSat Portugal.
O evento, que vai decorrer até dia 26, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, é promovido pela European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), em colaboração com a Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia (ESA).
Em comunicado, a Ciência Viva explica que os microssatélites que vão estar presentes nesta 13.ª edição do CanSat Portugal “têm o tamanho de uma lata de refrigerante”, mas “são gigantes nas missões que vão realizar”.
Esta iniciativa, para estudantes do ensino secundário, desafia os participantes a projetarem e construírem um modelo funcional de um microssatélite, de um paraquedas e de uma estação terrestre para receção dos dados enviados por telemetria, segundo os promotores.
“Além da missão primária, que envolve a medição da temperatura do ar e da pressão atmosférica, o projeto prevê a criação de uma missão científica escolhida pelos estudantes”, pode ler-se.
Avaliar a vegetação através do teor de clorofila das plantas, usar um algoritmo de Inteligência Artificial para reconhecer as condições de humidade de um terreno ou detetar e calcular o índice de probabilidade de fogo, ativando alertas visuais e sonoros, são alguns exemplos de missões científicas na edição deste ano.
De acordo com a organização, o programa inclui ainda uma visita às instalações da empresa Tekever, sedeada naquele aeródromo e que produz ‘drones’.
O lançamento final dos CanSats, através de ‘rockets’ (foguetões), está previsto para o dia 24, entre as 09:00 e as 12:30.
Na última jornada do concurso, no dia 26, a partir das 10:00, vai realizar-se uma mesa-redonda sobre carreiras no setor aeroespacial em Portugal, momento que antecede a cerimónia de entrega de prémios, pelas 11:00.
A equipa vencedora será convidada pela ESA para participar no “Space Engineer for a Day”, nos Países Baixos, de 17 a 19 de junho.
Lusa
