Foto: mediotejo.net

As eleições autárquicas intercalares agendadas para dia 18 de fevereiro na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, vão ter três listas candidatas do PS, PSD e CDU. Pelo Partido Social Democrata candidata-se, enquanto cabeça-de-lista, Paulo Pires da Rosa, fazendo-se acompanhar de José Carlos Rento, Samantha Raimundo, Octávio Almeida, Vasco Farrolas Chambel e Helena Rufino.

Durante a apresentação pública da candidatura que decorreu na tarde de sábado, dia 10 de fevereiro, no Largo do Chão da Eira, em Concavada, aproveitando as abertas permitidas pelas condições atmosféricas adversas que se têm feito sentir, e depois seguindo para a Praça da República em Alvega, o candidato deu a conhecer as propostas da sua candidatura à União de Freguesias, dando-se também a conhecer enquanto “filho da terra”, com raízes familiares na aldeia de Casa Branca, e posteriormente apresentando os elementos que compõem a sua equipa.

Paulo Pires da Rosa contou com a presença e apoio do mandatário de campanha e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Abrantes, José Moreno Vaz, além da presença do vereador social democrata eleito na Câmara Municipal de Abrantes, Vítor Moura, com ambos a demonstrarem confiança na lista que se candidata pelo PSD às eleições intercalares. Ainda teve oportunidade de confraternizar com os candidatos da CDU, que se encontravam em campanha eleitoral por Concavada, num momento de troca de impressões e convívio salutar junto ao café da localidade.

O cabeça de lista social democrata tem 51 anos, é natural da União de Freguesias de Alvega e Concavada, e é licenciado em Ciências Agrárias no ramo agrícola, a exercer funções atualmente na Associação de Regantes e Beneficiários de Alvega. Diz já ter sido secretário da mesa de Assembleia de Freguesia, há alguns anos, num dos mandatos do então presidente Augusto Pires, à frente da junta de freguesia de Alvega, pelo Partido Socialista. Mas esta é a primeira vez que encabeça uma lista enquanto candidato à junta de freguesia.

Foto: mediotejo.net

Questionado sobre o que motivou a sua candidatura, referiu ter sido convocado por alguns cidadãos nos últimos meses, “que viram em mim alguém capaz de liderar e ser presidente da freguesia pelas minhas competências e qualidades. Eu sinto-me competente, e capaz de fazer dos nossos locais, das nossas povoações, sítios melhores para se viver e mais atraentes a quem nos visita. O nosso foco vão ser as pessoas, dos mais novos aos mais velhos. Vou suar a camisola para fazer o melhor pela nossa terra e pelas suas gentes”.

Defende que existindo outras candidaturas, e com a sua lista em concreto, tal permitirá trazer “novas ideias e projetos para trazer mais dinâmica à freguesia”, algo que também o fez aceitar o desafio do PSD.

O candidato chamou ainda junto a si a sua família, mulher e filhos, considerando serem “um elo importante” e reconhecendo que a campanha irá “roubar tempo à família e que serão os mais prejudicados”.

Paulo Pires da Rosa começou por agradecer a oportunidade de se candidatar e liderar este projeto, crendo que traz “mais ideias para a União de Freguesias, propostas que vêm valorizar a dinâmica da freguesia”. Agradeceu ainda a todas as pessoas que aceitaram fazer parte da lista que está a encabeçar, referindo que tentou “reunir pessoas de todas as povoações, dos mais idosos aos mais jovens, tentando aproveitar o saber dos antigos e as ideias dos jovens”.

A lista do PSD é composta por José Carlos Rento, Samantha Raimundo, Octávio Almeida, Vasco Farrolas Chambel, Helena Rufino, Filipe Mascate, Hélio de Matos, Maria de Fátima David, contando com nove candidatos suplentes, sendo João Paulo Morais, Liliana Vicente, Miguel Soares Rento, Marlene Marques, Orlando Bispo, Paula Cristina Lopes, Afonso Branco, Sandra de Matos Bexiga, Tânia de Matos. O mandatário da candidatura é José Moreno Vaz.

Foto: mediotejo.net

Entre as prioridades do seu programa eleitoral, Paulo Pires da Rosa destaca seis áreas estratégicas passando pela Saúde, Gastronomia, Idosos, Educação/Jovens e Emprego, Limpeza e Espaços Públicos e Apoio a Associações e Instituições. Também salienta medidas para a Floresta, Meio Ambiente, Comércio e Agricultura, Digitalização e de homenagem a cidadãos da freguesia que se destaquem pelos seus percursos e que sejam naturais e/ou residentes de Alvega e Concavada.

Segundo as propostas constantes no programa eleitoral, o PSD pretende trazer mais médicos para a união de freguesias e promover rastreios de saúde e diligenciar no sentido de promover na União de Freguesias o Projeto Bata Branca, já implementado na freguesia de Mouriscas.

Na Educação/Jovens, destaca o apoio e colaboração com a associação de pais para acolhimento de crianças, o prolongamento, a ocupação de tempos livres nas férias; promover um Festival da Juventude com início já em 2024; oferta de um kit de natalidade com início em 2024; oferta de apoio monetário a quem venha residir para a freguesia (mediante apresentação da fatura da renda).

Além do apoio a associações e instituições, o PSD pretende trazer novas atividades para todos, com a prática desportiva, recreativa e de lazer (caminhadas temáticas, ginástica, zumba, descidas de canoa, jogos tradicionais, passeios de veículos motorizados). É também uma das propostas a criação do Trail Pedra da Moura, sendo uma atividade desportiva em voga.

“Também focamos a limpeza, porque o que temos assistido tem sido uma vergonha na freguesia. Queremos melhorar a limpeza de ruas, de valetas, desentupimento de passagens e limpeza de caixotes do lixo e envolvente”, frisou.

Foto: mediotejo.net

Quanto aos idosos, há o objetivo de criar uma universidade sénior, uma vez que “muitas pessoas da freguesia frequentam atividades em concelhos limítrofes ou na cidade”. Também há intenção de manter os passeios para os reformados.

“Na Gastronomia marcamos a diferença. Para além de retomarmos a Feira de Gastronomia anual, pretendemos criar mais dois eventos, um sobre o Tejo e o peixe do rio, e outro com a caça, uma vez que temos tido uma grande dinâmica e é de aproveitar e fazer de Alvega um ponto central do país, com iniciativas pujantes que tragam muita gente à freguesia”, defendeu o candidato, acrescentando que “temos o rio Tejo, temos de o valorizar e acho que tem sido muito pouco aproveitado”. O candidato quer também requalificar, embelezar e limpar a zona da Estação de Canoagem de Alvega.

Quanto à rede viária e espaços públicos, pretendem alcançar a requalificação da conhecida Rotunda do Pinheiro, “a porta de entrada” da União de Freguesias e na confluência entre Alvega e Concavada, tendo por certo que tal implica negociação com a Infraestruturas de Portugal. Outra das medidas prende-se com a devolução do barco picareto ao Jardim de Concavada, requalificação de sinais de trânsito e colocação de duas lombas do cruzamento principal de Monte-Galego para terminar com o excesso de velocidade que se verifica no local.

No que toca à Floresta e incêndios, propõe o PSD a reativação do kit da junta de freguesia, mas também de outros equipamentos existentes, nomeadamente de particulares ou associações, que possam contribuir para a prevenção e combate a incêndios. Outra medida passa pela promoção de um mercadinho para produtores locais, valorizando o comércio local, mas também a promoção de um sorteio de cupões de consumo, com a atribuição de vouchers para o comércio na freguesia.

O PSD defende a requalificação das casas de banho públicas na Casa Branca, referindo que existem famílias que dela fazem uso no seu dia-a-dia, e também defende o saneamento nos locais da freguesia onde ainda não existe, caso da aldeia de Lampreia e parte da aldeia do Tubaral. Neste ponto, o candidato frisa que pretende reforçar os ecopontos existentes na freguesia, sendo que no caso da aldeia de Lampreia “não existe nenhum”.

Quanto ao emprego, Paulo Pires da Rosa pretende preencher as vagas de pessoal no quadro da junta de freguesia, nomeadamente o posto de coveiro e de assistentes operacionais. Outra das medidas propostas passa pela criação de um gabinete que ajude nos setores de economia, emprego, turismo e desenvolvimento, para desenvolver candidaturas a programas, desde o PRR, IPDJ, Câmara Municipal de Abrantes, e outros, bem como no apoio a coordenação de iniciativas, eventos e formações ou apoio direto às instituições, associações, comerciantes e empresários. Outro ponto que merece a atenção do PSD passa por reunir a informação sobre a História de Alvega e Concavada como forma de projetar a freguesia nomeadamente no turismo.

Foto: mediotejo.net

Quanto à digitalização, o PSD quer disponibilizar wi-fi gratuito em espaços públicos, quer na Praça da República em Alvega quer no jardim do Largo do Chão da Eira em Concavada, e disponibilizar site e redes sociais da junta de freguesia com informação e atas das assembleias, promovendo ainda canais de comunicação entre todas as associações e instituições locais.

No apoio aos cidadãos, surgem medidas como reabertura do gabinete de apoio e intervenção social em Concavada; manter o espaço da Junta de Concavada aberto durante todo o dia; ativar o espaço TIC; criar a Comissão da Freguesia para estar representada na Rede Social; criação de bolsa de tarefeiros de pequenas reparações domésticas (eletricista, pedreiro, canalizador, etc); promover a Carrinha do Cidadão da Câmara Municipal de Abrantes, projeto que creem que tem sido desaproveitado pela população.

O programa culmina com a instituição de entrega de diplomas/kits a alunos formados na Escola de Alvega bem como a instituição de condecorações e reconhecimento a cidadãos naturais e residentes da união de freguesias que se tenham destacado ao longo da vida e percursos profissionais.

Questionado sobre expetativas quanto aos resultados das próximas eleições, o candidato reconhece que está nas mãos da população. “Nós trazemos as ideias, achamos que temos competência e capacidade para as desenvolver e fazer, mas a decisão é das pessoas. Elas é que sabem, elas é que vão votar. Se quiserem votar em nós, façam-no, se acreditarem nestas ideias que apresentamos. Se não, temos que respeitar a decisão e os resultados”, assumiu.

Sob o mote “Unir, Vencer e Fazer”, a candidatura do PSD afirma ter “o foco nas pessoas, bem como nas suas necessidades e anseios”.

“Queremos homens, mulheres e as nossas crianças orgulhosas das nossas terras, da nossa história e das tradições. Queremos uma freguesia que proporcione um maior bem-estar a quem cá vive e que seja mais atraente para quem nos visita”, pode ler-se no compromisso eleitoral social democrata, que almeja a “construção de uma freguesia mais humana, mais solidária, mais saudável, mais cooperante e mais coesa”, assente em valores que pautam esta candidatura, como a “inovação, competência, humildade e transparência”.

Quanto aos desafios a ultrapassar na União de Freguesias e reconhecidos pelo cabeça de lista, desde logo a perda populacional e o envelhecimento da freguesia, diz que terão de ser ultrapassados “jogo a jogo”, fazendo uso de linguagem futebolística e recordando os tempos de jogador. “A minha vontade é ganhar cada duelo individualmente, para depois ganhar a batalha no todo”.

“Todas as áreas me preocupam; e isso é que faz com que Alvega e Concavada esteja na situação que está. São todas as áreas importantes, mas vamos priorizar a saúde, a gastronomia, os idosos, a educação, os jovens, o emprego, a limpeza e espaços públicos, e o apoio às associações e instituições locais”, concluiu.

Recorde-se que as eleições intercalares estão marcadas para dia 18 de fevereiro, por despacho assinado a 7 de dezembro de 2023 pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. O Despacho n.º 12818/2023 foi publicado no dia 14 de dezembro, pelo Gabinete do Secretário de Estado, tendo sido dado conhecimento ao Ministro da Administração Interna, à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e à Inspeção-Geral de Finanças (IGF).

A população de Alvega e Concavada será, assim, chamada às urnas pela terceira vez desde as eleições autárquicas de 2021, tendo já passado por eleições intercalares em março de 2022 e seguindo-se novo ato eleitoral a 18 de fevereiro, na expetativa de que se resolva o imbróglio político que tem pairado sobre esta união de freguesias do concelho de Abrantes, sendo estas intercalares resultado de desentendimentos e dezenas de renúncias por parte do movimento independente no poder, MIUFAC, e pela oposição PS, tendo ainda o mandato sido marcado por diversas contestações populares em sede de Assembleia de Freguesia e no seio da comunidade, bem como altercações entre os eleitos e membros renunciantes.

Após terem sido entregues as listas candidatas até dia 8 de janeiro no Juízo Local Cível de Abrantes e afixadas na porta do tribunal, conforme a legislação e mapa-calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), procedeu-se no dia 9 de janeiro a sorteio das respetivas listas para atribuição de ordem nos boletins de voto, surgindo em primeiro lugar o PSD, seguido de CDU e PS.

Refira-se que, conforme dita a lei, o período da campanha eleitoral inicia-se no 9.º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições, decorrendo entre os dias 9 e 16 de fevereiro.

Decorrido o período legal de propositura de candidaturas e contencioso, além de outras questões de organização destas eleições intercalares, bem como o período de campanha, decorrerá o ato eleitoral marcado para dia 18 de fevereiro, com as assembleias de voto a abrirem às 8 horas e a fazerem a admissão de eleitores na assembleia de voto até às 19 horas. Depois desta hora apenas podem votar os eleitores presentes na assembleia de voto.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

Leave a Reply