Junta de Freguesia de Tramagal reabre Ponto CTT a 19 de setembro. Foto ilustrativa: DR

“Em Martinchel e penso que será um pouco por todo o lado, estamos com um grave problema na distribuição do correio. Ou falta dela”, começou por afirmar Teresinha Barreiro, presidente de junta.

A responsável por aquela freguesia da zona norte do concelho notou que “os CTT estão constantemente a mudar os seus funcionários, o que faz com que, quando estão a ficar integrados na distribuição, estejam prestes a sair. Quando conhecem os itinerários, as pessoas conseguem fazer uma distribuição mais rápida. Nessa altura, eles vão embora. Volta tudo à estaca zero”, denunciou.

A presidente de junta disse ainda que esta circunstância “tem graves consequências para a população, sobretudo a mais idosa, pois não recebem as faturas dentro do prazo de pagamento, os vales de reforma andam semanas para serem entregues. As consultas médicas ficam por fazer e já para não falar do correio desaparecido. Estes incidentes continuados provocam diversos constrangimentos à população, descartando-se os CTT de responsabilidade nos problemas originados por má prestação dos seus serviços”.

E deixou um pedido ao presidente da Câmara. “Face a este problema, solicito de viva voz ao senhor presidente que interceda novamente junto dos CTT e de outras entidades competentes, para que a situação melhore. Um bom serviço deixa satisfação nos seus colaboradores e a quem servem”, concluiu.

Por seu turno, o socialista Manuel Jorge Valamatos, presidente do município de Abrantes, sublinhou a preocupação trazida pela presidente de Junta de Martinchel, tendo indicado já ter reunido com o Sindicato dos CTT, com a administração dos CTT e com o diretor-regional dos CTT.

“A senhora tem razão. E sei que tiveram [os CTT] dificuldade. Eu próprio já falei disso com a administração dos CTT… Estamos a falar de uma empresa privada. Eu já lhes disse que não podem ter as pessoas e depois como não querem que elas entrem para o quadro, mandam-nas embora, e depois têm que ir buscar outras…”, notou.

“O que o senhor diretor-regional me transmitiu foi que estão a pensar mudar essa política, porque a escassez de recursos humanos começa a evidenciar-se por muitos sítios. Eu acho que as empresas têm de estar atentas, porque não pode ser só a câmara municipal ou outros a agir. A democracia não é só os outros, somos todos nós. Obrigado por se preocupar com isso e vamos ver se a situação melhora”, indicou Manuel Jorge Valamatos.

A situação de distribuição deficitária de correio tem afetado diversos concelhos da região, sendo que já no segundo semestre de 2021 eram conhecidos problemas na distribuição e afetação de recursos humanos nos concelhos de Abrantes, Sardoal, Sertã e Vila de Rei, entre outros.

A Câmara Municipal de Abrantes chegou a reunir com a administração dos CTT no ano passado, para tentar inverter este ciclo, perante reclamações e greves dos trabalhadores, e pela escassez de recursos humanos que põe em causa a distribuição da correspondência.


Discover more from Médio Tejo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

Leave a Reply