Na terça-feira, em comunicado, a Câmara Municipal de Alcanena informou que tinha sido alvo de um ataque informático e que estava a fazer todos os esforços no sentido de avaliar o seu impacto e de “assegurar o normal funcionamento dos serviços”.
Hoje, em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia indicou que o trabalho para normalizar os serviços prossegue, admitindo que possa levar “várias semanas ou, até, meses”.
“Estamos a fazer o nosso trabalho. Foi um ataque muito grave. Deitou-nos tudo abaixo. Temos aqui um desafio para as próximas semanas, para retomar a normalidade”, afirmou o autarca.
ÁUDIO | RUI ANASTÁCIO, PRESIDENTE CM ALCANENA:
Rui Anastácio explicou que o ataque informático está a condicionar alguns serviços, nomeadamente aqueles que dizem respeito ao atendimento ao público e à área administrativa, como o processamento de ordenados, ressalvando que os funcionários estão a fazer tudo para minimizar a situação.
“Tivemos que recuperar algumas coisas que antes se faziam à mão. Voltar a fazê-las, mas não encerramos. Há câmaras que em situação similar optaram por encerrar. Nós optámos por não encerrar, mas estamos, claro, com dificuldades”, admitiu.
“Queremos pedir compreensão. Nós temos comunicado e vamos continuar a comunicar aquilo que nos aconteceu. Vamos pedir compreensão e alguma tolerância, pois estamos a dar o nosso melhor”, sublinhou, acrescentando que este ataque já foi comunicado às autoridades.