A junta de freguesia de Bugalhos, concelho de Alcanena, está em negociações para começar a produzir e a distribuir os produtos da marca “Terras de Chícharo”. Para já o foco é no concelho, havendo até ao momento nove restaurantes interessados em comprar o gelado de chícharo (receita do presidente da junta de Bugalhos), os bombons de chícharo, as azevias de chícharo e a torta com recheio de chícharo.
O presidente da junta de freguesia de Bugalhos, José Luís Ramos, fez um breve ponto de situação sobre o projeto da marca “Terra de Chícharo” durante a celebração dos 798 euros da autarquia, no passado mês de maio. Ao mediotejo.net o autarca esclareceu que a produção ficará a cargo da empresa Broa de Mel e que os preços encontram-se a ser definidos.
Neste momento “estamos a reunir com os restaurantes do concelho para distribuir”, havendo para já nove interessados, “e depois vamos mais além” dos limites do município com a divulgação da marca. “Gostava que à entrada do verão estivesse fechado” todo o processo de negociação e distribuição a nível local, adiantou ao mediotejo.net, em particular devido ao gelado de chícharo que é receita da sua autoria, mas sem dar qualquer garantia de quando estes produtos estarão disponíveis aos clientes.
Nos 798 anos da freguesia de Bugalhos, a autarquia quis homenagear os ex-presidentes de assembleia de freguesia. Foi deixado o apelo para que um familiar do ex-presidente José Balaeiro contacte a autarquia, a fim de receber a distinção, uma vez que não foi possível estabelecer comunicação com ninguém relacionado ao autarca. Já os familiares dos ex-presidentes Vítor Correia e Fernando Rodrigues receberam a distinção a título póstumo. Fátima Oliveira não esteve presente, mas José Correia, António Santos, José Fojo e Fernando Santos compareceram à cerimónia.
Presente na sessão, o vereador da Câmara de Alcanena, Hugo Santarém, elogiou o trabalho do executivo de Bugalhos, enumerando algumas das obras – nomeadamente de saneamento de Casal Saramago e do relvado sintético da Escola de Futebol do Concelho de Alcanena – que o município tem previstas para aquela autarquia. “A dinâmica do atual executivo é de realçar”, frisou.