Uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) vai ser criada nas instalações da antiga Casa de Saúde (1º andar da Abranclínica), no Alto de Santo António, em Abrantes. O anúncio, pela voz de Maria do Céu Albuquerque, aconteceu durante a última reunião de Executivo, na terça-feira, 15 de maio.
A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) aprovou no dia 15 de maio, por unanimidade, a decisão de arrendamento do espaço, a estabelecer com o proprietário, pelo valor mensal de 1.350 euros. O Município disponibilizará a titulo gratuito o edifício à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para instalação da UCC, até que haja condições financeiras por parte da ARSLVT para a assunção desses encargos. Esse compromisso será formalizado por protocolo entre as duas entidades.
A CMA assume também financeiramente a realização das obras necessárias à adaptação do edifício orçadas em cerca de 42.500 euros, incluindo a implementação de plataforma de acessibilidade.
A autarquia avança com este investimento contribuindo para acelerar o processo de instalação desta nova valência e libertar o espaço onde funciona a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (centro de saúde), no sentido de dar celeridade à instalação da área das consultas externas e libertar espaço para a requalificação e expansão da urgência médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes. Esse processo tem vindo a ser trabalhado em articulação entre a CMA, o ACES Médio Tejo e o Centro Hospitalar.
Em declarações ao mediotejo.net, no final da reunião de Executivo municipal, a presidente Maria do Céu Albuquerque considerou que com esta medida “liberta-se” o espaço ocupado pelos cuidados primários no Hospital de Abrantes, “criando condições para a consulta externa funcionar” naquele local.
Desta forma, o espaço ocupado atualmente pela consulta externa permite ampliar o serviço de Urgência médico-cirurgica.
Na UCC serão acolhidas algumas valências da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (centro de saúde), onde continuarão a ser realizadas as consultas de recurso e a partir de onde é feita a gestão das 12 extensões de saúde a funcionar no concelho.
As ACC são constituídas por equipas de profissionais de saúde, nomeadamente de cuidados continuados integrados que prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo. Trabalham também na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família.