Depois da aplicação móvel (APP) “Descubra Abrantes”, segue-se agora a abertura à cidade, à região e ao mundo do novo site com informações turísticas variadas e ainda o lançamento de diversos flyers que mostram o que de melhor o concelho tem para oferecer.

“Tudo incluído” é o lema da campanha turística da Câmara Municipal de Abrantes apresentada esta terça-feira, dia 29, que, através de um conjunto de meios de comunicação, pretende cativar os turistas nacionais e estrangeiros de modo a que visitem o concelho.

“Estamos a fazer uma aposta forte no turismo como fator de desenvolvimento económico. Temos um conjunto de atributos, recursos naturais e património que temos de saber valorizar”, salientou Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, durante a apresentação da campanha “Tudo incluído”.

A partir de hoje, os turistas passam a ter acesso a um conjunto de destacáveis com informações diversas, em jeito de “tudo incluído”, que, além de disponibilizarem um mapa da cidade e do concelho, fornecem todos os elementos relevantes no que se refere a monumentos, museus, espaços culturais e expositivos, eventos, natureza, artesanato, sabores e memórias da gastronomia, onde comer, onde dormir e onde ir à noite. Tudo isto incluído numa capa, em formato de bolso, com uma fita que permite o seu transporte ao pescoço, sendo fácil a sua consulta, à medida que se vai passeando.

O alvo principal desta campanha são os muitos turistas estrangeiros que todos os dias chegam a Lisboa. “Hoje, dependemos de uma região de turismo cuja sede está em Aveiro, longe de identidade e realidade do nosso território. Por isso, e devido à nossa proximidade com Lisboa, temos de potenciar esta ligação à capital”, salientou a autarca.

As fichas turísticas permitem que cada turista escolha a informação que pretende levar consigo
As fichas turísticas permitem que cada turista escolha a informação que pretende levar consigo

Além das fichas informativas destacáveis, no Welcome Center, em Abrantes, está a partir de hoje disponível para todos os que visitam a cidade a aplicação “Descubra” em formato quiosque. Um sistema interativo, desenvolvido pela empresa Gravity, semelhante às aplicações móveis, com toda a informação turística separada por freguesias, que inclui ainda a agenda cultural e dispõe de um calendário que permite ao turista selecionar um dia e visualizar toda a informação cultural que acontece na data escolhida.

Associado à aposta turística da autarquia está a reabilitação de património, nomeadamente as igrejas de S. Vicente, de S. João e de Santa Maria do Castelo, a par da recuperação do Jardim do Castelo e envolvente, do Convento de S. Domingos e do edifício Carneiro. A execução destes projetos está ainda dependente da aprovação das candidaturas aos fundos comunitários, mas Maria do Céu Albuquerque acredita que serão aprovadas e “uma realidade em 2020”.

Numa ótica de turismo e de aproveitamento de espaços da cidade, a autarca deixou um desafio aos empresários da restauração presentes no evento: que participem na campanha que a Câmara Municipal quer lançar, “Às quintas no Mercado”, que consiste em dar uma nova vida ao mercado municipal, aproveitando todas as quintas-feiras os espaços disponíveis no último piso desta infraestrutura, servindo refeições “ao final do dia e pela noite dentro”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *