A cibersegurança vai estar em debate em Martinchel, na Estalagem do Vale Manso, concelho de Abrantes, esta quarta-feira, 30 de março, a partir das 9h00. Durante o dia vários temas ligados à segurança digital e ao cibercrime vão estar em discussão.
Num momento em que Portugal está entre os países europeus onde os ataques cibernéticos aumentam de forma mais drástica, reúnem-se em Abrantes representantes da Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária com outros especialistas nacionais e internacionais. O evento propõe dar a conhecer exemplos de ataques e de algumas das soluções encontradas para proteção do crescente número de ciberataques que têm ocorrido em empresas e outras instituições a nível nacional e mundial.
O programa inicia às 9h15, com Filipe Pereira, da LCG Consulting, e termina às 17h00, com almoço das 13h00 às 14h00. O evento contará, entre outros, com intervenções de João Lucas Melo Brasio, mundialmente conhecido como “hacker do bem”, reconhecido por identificar falhas nos sistemas de empresas como Google, Nasa e Apple, que falará sobre vulnerabilidades na Internet, no tema “intrusão em sistemas – ataques e vulnerabilidades”.
No evento estará também Rogério Bravo, coordenador de investigação criminal da UNCC3T, da Polícia Judiciária, Lino Santos, do Gabinete Nacional de Segurança, e ainda Cláudia Pina, juíza de Instrução Criminal, atualmente como perita nacional destacada no Eurojust, com coordenação da equipa de apoio à European Judicial Cybercrime Network, entre outros.
Trata-se de um evento promovido pela NOS e pela 7-Key.