O Largo 1º de Maio, em Abrantes, também conhecido como Largo do Tribunal, vai ser requalificado, anunciou a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, durante a última reunião do executivo camarário onde foram apresentadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016.
A intenção da autarquia local passa por recuperar o pequeno edifício onde durante muitos anos funcionou o Posto de Turismo e criar condições para que ali nasça um pequeno restaurante de petiscos.
De igual forma, a Câmara de Abrantes pretende recuperar um pequeno quiosque da Rodoviária do Tejo que se encontra abandonado naquele Largo para que ali passe a funcionar uma casa de crepes.
No âmbito da recuperação do Largo 1º de Maio está ainda prevista a colocação de mais árvores naquele local, bem como a recuperação das casas de banho públicas ali existentes e ainda a instalação de uma cobertura no parque de táxis, com a colocação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo.
Mais a longo prazo, é intenção da Câmara Municipal construir uma casa mortuária que servirá o centro da cidade no espaço que atualmente serve de parque de estacionamento em terra batida que se situa ao lado do edifício do Tribunal, salientou Maria do Céu Albuquerque durante a última reunião de Câmara.
“Toda a nossa intervenção pretende criar as melhores condições para os cidadãos mas depois também tentar que o investimento público seja sempre um fator adicional para motivar os privados a investirem”, referiu a autarca que conta com a intervenção de duas entidades privadas para a dinamização dos dois espaços de restauração que vão surgir no Largo 1º de Maio.