Doces como antes, em Abrantes. A 14ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional está quase a chegar e entre os dias 23 e 25 deste mês a cidade vai ficar ainda mais doce com a presença de 28 expositores que dão a conhecer o que de mais delicioso se faz em Portugal Continental e nas Ilhas.

Com um programa recheado e rico em atividades para toda a família, aí está mais uma edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional onde os doces vão ser os reis, numa organização da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo e da Câmara Municipal de Abrantes.

E porque se trata de doces, não podiam faltar as demonstrações ao vivo. Na sexta-feira, dia 23, primeiro dia do certame, pelas 18h30, há demonstração ao vivo da confeção da tradicional Palha de Abrantes e no sábado, dia 24, os visitantes podem participar em duas oficinas: uma sobre compotas e outra de confeção de broas fervidas, esta última destinada a pais e filhos.

O evento vai decorrer no Mercado Criativo, em Abrantes, e conta com diversas iniciativas complementares, como por exemplo o 3º Encontro de Música Tradicional Portuguesa, organizado pelo Órfeão de Abrantes, e que vai animar musicalmente as tardes e noites da Feira de Doçaria com a presença de grupos vindos da Batalha e do Alentejo, explicou António Maia, responsável pelo grupo Cant´Abrantes e vice-presidente do Órfeão.

Atividades paralelas

O desporto também vai marcar presença na edição deste ano da Feira Nacional de Doçaria: no dia 22 de outubro, quinta-feira à noite, os ABT Night Runners realizam a tradicional caminhada noturna, desta feita com um percurso alusivo ao certame.

A manhã do dia 24 de outubro, começa com uma aula de zumba, pelas 10h30,  e mais à noite, pelas 21h, o Clube de Orientação e Aventura e os ABT Night Runners realizam o 1º Night Trail Urbano “0s Palhinhas”. Este trail urbano terá um percurso de 3,5 km para o escalão jovem e para o escalão sénior e veteranos, será o mesmo percurso feito duas vezes.

“Vai ser um trail radical, na zona do centro histórico vai passar por escadarias, para além de percorrer ainda zonas do Jardim do Castelo e também no interior do Castelo de Abrantes, com subida à Torre de Menagem”, explicou Luís Emídio, mentor das caminhadas dos ABT Night Runners. Os interessados em participar no trail urbano noturno, integrado na Feira de Doçaria, poderão efetuar a sua inscrição através do site do COA – Clube de Orientação e Aventura em www.coa.com.pt .

Já na manhã de domingo, dia 25, realiza-se o 4º Passeio guiado em btt “Na Rota da Palha de Abrantes, com a colaboração dos Branquinhos do Pedal.

Os mais novos também terão espaços dedicados a si durante a 14ª edição da Feira de Doçaria Tradicional de Abrantes com a realização do espetáculo infantil “As receitas do chefe Luigi”, para além da animação infantil, com pinturas e balões, que irá decorrer durante o evento.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, com Pedro Saraiva, coordenador da Associação TAGUS, na apresentação pública da 14ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional
Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, com Pedro Saraiva, coordenador da Associação TAGUS, na apresentação pública da 14ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Na apresentação pública da 14ª edição da Feira de Doçaria Tradicional, que decorreu na manhã chuvosa deste sábado, dia 10, durante a realização do 5º Mercado de Doces Tradicionais, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, referiu que este é um evento “de promoção económica e social “ e que não se dirige só à população do concelho, mas sim “aos 250 mil habitantes da região do Médio Tejo”.

Referindo-se às condições atmosféricas que se faziam sentir na manhã de sábado, a autarca de Abrantes salientou, em tom de brincadeira, que “boda molhada, boda abençoada e, portanto, esta 14ª edição da Feira de Doçaria vai correr muito bem”.

Pedro Saraiva, diretor da TAGUS, espera que a edição deste ano receba cerca de 5 mil visitantes até porque, como refere, “esta é uma feira que tem mostrado consistência ao longo destes 14 anos”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *